quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O RG Cruzeiros deseja a todos os leitores um excelente natal e um ótimo 2015!

Agradeço pelo apoio neste primeiro ano do Blog

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Temporada 2014/2015: Qual o melhor navio no Brasil para o seu cruzeiro?

Para ver a edição atualizada com os navios e itinerários da temporada 2016/2017, clique aqui.

.

Você procura festa e agitação ou um ambiente calmo com clima de iate? Prefere um mini cruzeiro de três dias ou viagens que passam de quarenta dias e visitam até a Antártica? E quanto está disposto a pagar por isso? Este guia vai te ajudar a escolher o navio ideal para o seu perfil de viagem nesta temporada que está só começando. 

O mercado de cruzeiros no Brasil, apesar de estar perdendo espaço para outros países devido ao elevado custo de operação e à alta burocracia, ainda oferece uma quantidade boa de navios para escolher na hora de reservar uma viagem. Essa escolha depende do que cada pessoa espera para a viagem e de quanto está disposta a pagar.
As companhias que navegam pelo Brasil, em média de dezembro a março, são: Costa, MSC, Royal Caribbean e Pullmantur. Outras empresas operam por aqui mas com viagens de longa duração e com roteiros mais voltados para a Argentina, Uruguai, Chile e até Antártica, porém alguns também embarcam no Brasil, como Seabourn, Oceania e Azamara. Fora essas também exitem outras que trazem navios para a América do Sul, como Princess Cruises e Holland America Line, mas, como não operam no Brasil, não serão abordadas nesta publicação.

MSC Cruzeiros

A MSC é líder nacional em número de navios e leitos disponíveis. Para a temporada 2014/2015 na América do Sul ela trouxe quatro navios: MSC Lirica, MSC Poesia, MSC Magnifica e MSC Preziosa. Dentre eles apenas o Magnifica teve um porto internacional escolhido para ficar baseado, Buenos Aires, porém ele continua a visitar o Brasil em suas viagens. O Lirica tem seus embarques e desembarques no Rio e o Preziosa, assim como o Poesia, sai de Santos.
Desses quatro navios é possível criar dois perfis de cruzeiro diferentes:
Poesia, Magnifica e Preziosa: Esses três navios são de grande porte e oferecem diversas opções de lazer, vários restaurantes, lojas, bares, teatros imensos e muita festa. Eles são indicados para jovens, casais e grupos grandes que não gostam de ficar parados nem um minuto do dia, embora existam vários espaços para aqueles que prefiram sentar e ler um livro ou degustar um vinho e fumar um charuto. O destaque vai para o Preziosa, o maior, mais luxuoso e mais novo navio da companhia, com diversas atrações especiais como o tobogã "Vertigo" de 120 metros, o MSC Yacht Club e a piscina de borda infinita na popa do navio
Lirica: O Lirica pertence à classe com os menores e mais antigos navios da MSC, apesar de serem muito bem conservados e manterem diversas características dos maiores navios da frota. Diante disso ele é recomendado para quem procura um cruzeiro que ofereça conforto e um bom leque de opções de lazer mas sem abrir mão de ambientes menores e mais intimistas com menos tumulto e filas a bordo. O Lirica é capaz de atender aos interesses de variados tipos de passageiros, assim como os outros da companhia, mas é ideal para aqueles que não querem um navio nem tão grande nem tão pequeno.

Avaliações de acordo com o Berlitz Guide Cruising & Cruise Ships de 2015 (pontuação máxima: 2000)
MSC Preziosa: 1.552 pontos (+)
MSC Magnifica: 1.452 pontos ()
MSC Poesia: 1.452 pontos ()
MSC Lirica: 1.407 pontos ()

ITINERÁRIOS
Lirica: As viagens dele vão desde mini cruzeiros de 3 a 4 noites saindo do Rio e passando por Ubatuba, Ilhabela e Portobelo a cruzeiros de 6 a 8 noites com destino ao Prata ou ao nordeste brasileiro.
Poesia: Nesta temporada ele vai fazer as viagens que eram do Magnifica na temporada passada: cruzeiros de 7 noites com embarque em Santos passando por Punta del Este, Montevideu e Buenos aires (com pernoite).
Magnifica: Durante a temporada 2014/2015 ele será o único navio da MSC dedicado ao mercado argentino, embora tenha diversos brasileiros a bordo. Ele está fazendo viagens que passam por Punta del Este, Montevideu e os maiores vão até o Brasil, passando por cidades do sudeste, como o Rio de Janeiro.
Preziosa: O maior navio da temporada vai fazer viagens de 6 a 8 noites com destinos principais em Salvador e Ilhéus. Além dessas viagens também existem mini cruzeiros com passagem por Búzios, Ilhabela, Portobelo e Ilha Grande, alguns dos locais visitados antes de seguir para o nordeste nas viagens mais longas (exceto Portobelo).

Costa Cruzeiros

Os imponentes navios da Costa estão navegando no Brasil há décadas. Desde a famosa "Linha C" a costa já era conhecida por oferecer bons navios com qualidade de alimentação acima da média.
A companhia reduziu bastante o número de navios em território brasileiro, trazendo apenas dois: Costa Pacifica e Costa Favolosa.
Os dois navios são muito parecidos (gêmeos) e, por isso, não há necessidade de descrever cada um separadamente: são novos, grandes e mantêm uma boa impressão quanto aos serviços oferecidos. Seus interiores possuem espaços muito grandes e com excesso de detalhes e cores na decoração e os dias a bordo são muito agitados, com festa o tempo todo. As cabines são confortáveis e as externas merecem um destaque, por serem maiores que a média oferecida pelos navios da mesma categoria, valendo o investimento um pouco maior em relação às internas.
O perfil de passageiros dos navios da Costa é parecido com os da MSC, por oferecerem navios de grande porte com atividades diversas a bordo.

Avaliações de acordo com o Berlitz Guide de 2015 (pontuação máxima: 2000)
Costa Favolosa: 1.372 pontos (+)
Costa Pacifica: 1.363 pontos (+)

ITINERÁRIOS
Os dois navios vão fazer viagens para o sul, até a Argentina, e para o nordeste, passando por Salvador, com duração de até 9 noites. A diferença é que o Pacifica embarca no Rio de Janeiro e o Favolosa em Santos. Além desses dois roteiros, ainda é possível fazer os famosos mini cruzeiros, que oferecem viagens rápidas, de 3 a 4 noites, e com custo reduzido.

Pullmantur

A espanhola Pullmantur era conhecida pela sua parceria com a CVC e por oferecer cruzeiros com o famoso All-Inclusive, o que atraía os passageiros que gostam de, além de comer, beber à vontade sem pagar nada a mais por isso. Essa realidade, porém, não existe mais já que a Pullmantur agora atua independentemente e colocou o pacote com tudo incluso como um opcional ou ainda apenas bebidas durante as refeições, como acontece nas outras companhias.
Nesta temporada a Pullmantur trouxe três navios bastante conhecidos pelos brasileiros: o Empress, o Zenith e o Sovereign.
Os interiores do Empress e do Sovereign são mais parecidos por terem sido navios construídos para a Royal Caribbean. São ambientes grandes e com boa luminosidade natural, teatros amplos e átrio com vários decks. Já o Zenith foi construído para a Celebrity Cruises, sendo mais luxuoso porém com ambientes não tão grandiosos como nos outros.
A bordo dos navios da Pullmantur é mais comum encontrar grupos de jovens que gostam do agito dos navios. As piscinas, durante o dia, e a discoteca, durante a noite, ficam cheios, com muita música e atividades de lazer.

Avaliações de acordo com o Berlitz Guide de 2015 (pontuação máxima: 2000)
Zenith: 1.316 pontos (★+)
Empress: 1.220 pontos ()
Sovereign: 1.192 pontos ()

ITINERÁRIOS
Sovereign: durante esta temporada irá realizar cruzeiros com embarque em Santos, Salvador ou Rio com passagem pela Prata ou pelo nordeste.
Empress: Nesta temporada, assim como na anterior, ele terá mini cruzeiros com escala em Ilhabela e Búzios antes do réveillon e viagens internacionais voltadas para o mercado brasileiro com escalas nas tradicionais cidades banhadas pelo Rio da Prata.
Zenith: Fará vários mini cruzeiros e algumas viagens com escala na Argentina e Uruguai.

Obs.: A Celebrity Cruises é uma companhia premium do grupo Royal Caribbean International, assim como a Pullmantur, que recebe os navios mais antigos da Royal Caribbean Cruise Line para realizar cruzeiros mais informais.

Royal Caribbean Cruise Line

A RCCL quebrou expectativas ao anunciar que mais uma vez apenas o Splendour of the Seas viria ao Brasil. O navio, já conhecido e amado pelos brasileiros, apesar de ser antigo passou por uma grande reforma em 2011 que garantiu novas tecnologias e novos ambientes a bordo, além de mais cabines com varanda. As mudanças, no entanto, não agradaram a todos, já que surgiram críticas dizendo que ele perdeu  algumas de suas características clássicas originais.
A bordo o destaque são as grandes janelas de vidro que permitem a entrada de muita luz natural, tornando os ambientes muito mais agradáveis. A decoração é mais tradicional e as cabines são confortáveis; a alimentação é bem diversificada, com a adição de novos restaurantes depois da reforma; e o navio alcança uma velocidade maior que os concorrentes, permitindo passar mais tempo nas cidades e menos navegando. 

Avaliações de acordo com o Berlitz Guide de 2015 (pontuação máxima: 2000)
Splendour of the Seas: 1.371 pontos (+)

ITINERÁRIOS
Splendour of the Seas: Como na temporada passada, ele fará saídas de Santos com poucos mini cruzeiros e várias viagens de 7 noites com destino ao Rio da Prata.

Seabourn, Oceania e Azamara

Não está satisfeito com os navios "Mainstream" que foram mostrados até aqui? Algumas companhias de alto luxo também estão apostando no mercado brasileiro e sul americano. A Seabourn, Oceania e Azamara trouxeram quatro navios extremamente luxuosos para atender aos interesses de um grupo seleto de passageiros que procura o máximo em luxo, alimentação, serviços e acomodação. Os pequenos Seabourn Quest, Azamara Journey Oceania Regatta e o médio Oceania Marina estão na região para quem está disposto a
pagar quantias elevadas por uma viagem e procuram roteiros diferentes de nordeste, mini cruzeiro ou Prata.
O Marina é um navio gourmet escolhido por sites especializados como aquele com as melhores refeições; o Seabourn Quest é o terceiro navio mais luxuoso do mundo, atrás do Europa 2 e do Europa, ambos da Hapag-Lloyd Cruises; já a Azamara Cruises é uma companhia do Grupo Royal Caribbean International que oferece cruzeiros de luxo em navios de pequeno porte; e o Regatta é gêmeo do Journey e recebeu avaliação bem parecida.
Além de os navios serem diferenciados, os roteiros também são, com escalas em locais do Chile, Antártica, Cabo Horn (sul da Argentina) e até a Amazônia. Outro diferencial oferecido por cruzeiros mais longos é a permanência por mais tempo nas cidades visitadas, com um número maior de pernoites.

Avaliações de acordo com o Berlitz Guide de 2015 (pontuação máxima: 2000)
Seabourn Quest: 1.703 pontos ()
Marina: 1.679 pontos (+)
Regatta: 1.541 pontos ()
Azamara Journey: 1.548 pontos ()

ITINERÁRIOS
Os cruzeiros diversificados e com várias escalas exóticas podem ser vistos nos links a seguir:

As avaliações dos navios com estrelas são do "Berlitz Cruising & Cruise Ships 2015", de autoria de Douglas Ward.  
Imagens com direito de uso analisado.
Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Navios chegando ao Brasil em Dezembro (Costa e Azamara)



O primeiro navio a chegar ao Brasil, no primeiro dia do mês de Dezembro, foi o Costa Pacifica. O navio, procedente da Itália, atracou em Recife no final da manhã depois de sair de Tenerife, na semana anterior, e atravessar o Oceano Atlântico em direção ao Brasil.
Durante esta temporada o navio irá realizar cruzeiros de oito ou nove noites com opção de embarque no Rio de Janeiro ou em Buenos Aires. As viagens começam agora em dezembro e vão até março, quando o navio retorna à Europa em uma viagem de 18 noites, se embarcado na Argentina, e 15 noites, para aqueles que embarcarem no Brasil.
O Costa Pacifica é um navio de grande porte pertencente à classe Concordia, sendo irmão idêntico do Costa Concordia, que está sendo desmontado depois do acidente em 2012. O Pacifica foi construído em 2009, mede 290 metros de comprimento, 36 de largura e pesa 114.000 toneladas, com capacidade para até 3800 passageiros e 1100 tripulantes. 


Costa Pacifica navegando rumo a Maceió.



No primeiro domingo de dezembro o Costa Favolosa também chegou ao Brasil. O navio que, junto com o Costa Fascinosa, era o Flagship da companhia - título perdido para o Diadema há pouco tempo - atracou pela manhã no Recife vindo de Tenerife, assim como o Pacifica.
O navio, entregue em 2011, é um gêmeo quase idêntico do Pacifica, com diferenças perceptíveis na parte de trás, onde foi aberto um espaço como no Carnival Splendor, e na frente da chaminé, onde existe uma nova área infantil com brinquedos e uma parede de vidro para diminuir o vento no local.
Depois de sair do Recife, às 23h, ele também seguiu para Maceió para, no fim do cruzeiro, chegar a Santos e iniciar a sua primeira viagem. Durante esta temporada ele ficará baseado em Santos e irá fazer viagens bem variadas, desde mini-cruzeiros de 3 noites até viagens ao nordeste e ao Rio da Prata, com até 8 noites.

Costa Favolosa iluminado durante a noite.

Além da Costa Cruzeiros, a Azamara Cruises, do grupo Royal Caribbean International, também esteve presente neste mês de dezembro no Recife. O luxuoso Azamara Journey atracou um dia depois do Costa Favolosa (em 08/12) realizando a sua travessia atlântica. A viagem do pequeno navio começou em Málaga, na Espanha, no dia 27/11 e irá terminar no Rio de Janeiro no dia 13/11.
O Journey entrou para a companhia em 2007. Ele é um dos gêmeos do ousado investimento  da Renaissance Cruises, que encomendou oito navios com entrega entre 1998 e 2001 e formaram a "R class" com nome de R One até R Eight, mas, devido à crise econômica causada pelo atentado ao World Trade Center em 2001, a companhia não resistiu e quebrou com oito navios novos em operação. Diante disso eles foram transferidos para várias companhias e operam até hoje:

R One: Insignia (2003), Columbus 2 (2012), Insignia (2014);
R Two: Insignia (2002), Regatta (2003);
R Three: Pacific Princess (2002);
R Four: Tahitian Princess (2002), Ocean Princess (2009);
R Five: Blue Dream (2002), Nautica (2005);
R Six: Blue Star (2003), Blue Dream (2005), Azamara Journey (2007);
R Seven: Delphin Renaissance (2003), Blue Moon (2006), Azamara Quest (2007);
R Eight: Minerva (2003), Swan Hellenic (2006), Royal Princess (2007), Adonia (2011).

Na América do Sul o navio irá fazer 5 viagens de alto luxo com duração de 9 noites (Rio até Buenos Aires); 17 noites (de Montevideu a Buenos Aires passando pelo sul da Argentina e Antártica); 11 noites (de Buenos Aires ao Rio), 12 noites (de Montevideu ao Rio); e 18 noites (do Rio a Miami). Os roteiros podem ser vistos neste link.

Azamara Journey
Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra.