sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Cruzeiro no Costa Fascinosa: Dicas e Avaliação

Siga o @rgcruzeiros no Instagram para ver mais fotos como essa!

O RG Cruzeiros recebeu um convite da Costa Cruzeiros para participar do Costa Weekend 2016, entre os dias 17 e 19 de Dezembro, a bordo do Costa Fascinosa passando por Rio de Janeiro, Búzios e Santos. O objetivo do evento foi apresentar quais são as novidades oferecidas pela "Nova Costa", o chamado Benvenuti alla Felicitಠ(Bem-vindos à Felicidade ao quadrado) a agentes de viagens e blogueiros. Vamos conhecer mais sobre o Italy's Finest:
---

Chegar perto de um navio de cruzeiros é sempre uma sensação incrível e quando é para embarcar a emoção é indescritível! Essa foi a primeira vez que viajei em um navio da Costa e, tendo como referência comentários de amigos e seguidores, parti para essa mini aventura com o objetivo de conhecer na prática o que a empresa tem para oferecer, tirar fotos para postar no Instagram, responder às inúmeras perguntas que me mandaram (e ainda mandam) e escrever essa avaliação sobre o navio. Dentro do texto eu incluí respostas de muitas perguntas que me foram enviadas e, pelas dúvidas que recebi, senti a necessidade de dar uma atenção especial ao tópico "Embarque", que começa o texto.

O primeiro passo foi chegar ao Rio de Janeiro e, se você vai embarcar lá, a dica de ouro é que o Aeroporto Santos Dumont fica super perto do porto. O único problema é encontrar voos que pousem lá, já que a maioria deles vai para o Galeão.

Embarque
Atrium com decoração de natal!
O primeiro lugar onde nós chegamos ao entrar no Fascinosa é o seu Atrium central, responsável por fazer uma apresentação um tanto quanto faraônica do que é a estrutura desse gigante de 113 mil toneladas.
No dia do embarque é preciso registrar o seu cartão de crédito internacional no seu Costa Card. Esse cartão, que estará em cima da sua cama, serve tanto como cartão de crédito para compras a bordo como chave para a cabine e identificação para o embarque e desembarque do navio. Sim, ele estará em cima da sua cama, já que você embarca com o seu voucher e as cabines estarão abertas, bastando entrar e conferir se é o seu nome no cartão. O registro pode ser feito em máquinas nos decks 3 e 5 do navio. Caso você não leve um cartão de crédito internacional, é possível fazer um depósito em espécie no Guest Services Office, localizado no deck 3 do Atrium. Na última noite do cruzeiro é colocado na sua cabine um extrato com todas as despesas efetuadas a bordo e o valor será automaticamente debitado no cartão de crédito registrado. Para quem fez o depósito em dinheiro, deverá pegar a conta e levar pra o local indicado  no diário de bordo entre as seis e oito horas da manhã, onde receberá o reembolso do que não gastou ou pagará o restante. É possível acompanhar os seus gastos a bordo em tempo real através da televisão interativa da sua cabine ou em uma das máquinas espalhadas pelo navio. Isso tudo é feito com o Costa Card, então não perca, ande sempre com ele! Se perder avise imediatamente à recepção.

Os pais ou responsáveis com crianças sabem: elas sempre querem comprar tudo que veem! O que fazer quando elas têm um cartão em mãos que qualquer compra vai direto para o seu cartão de crédito no fim do cruzeiro? Para isso existe um controle que pode ser habilitado na recepção, colocando um limite no cartão ou bloqueando compras por ele. Por padrão os cartões dos menores têm um limite de 30 dólares por dia nos vídeo games, mas isso pode ser alterado também.

Algo importante de dizer é que você precisa ter decorado e anotado o número da sua cabine, porque o cartão que você recebe para usar a bordo não tem o número dela. Inicialmente eu achei isso estranho: por que não tem? Mas o recepcionista me disse que o número não está ali por segurança, já que se você perdê-lo e alguém achar, essa pessoa não vai saber qual porta o cartão abre. Bem pensado. Isso é algo que deveria ser adotado por todas as companhias.

Ainda no primeiro dia  é preciso fazer o exercício de emergência geral, quando será soado o alarme de emergência, que consiste em sete apitos curtos seguidos por um longo. Ao ouvir o sinal os passageiros devem seguir para as suas cabines, pegar seus coletes salva-vidas, ter seus  Costa Cards em mão e seguir para a sua Muster Station, um ponto de encontro indicado atrás da porta da sua cabine. Todos os passageiros deverão apresentar seus cartões a um tripulante no ponto de encontro, então evite faltar para não receber uma carta no dia seguinte pedindo para ir participar de um novo exercício.

Uma pergunta comum é se as cabines já estarão prontas quando entrar no navio. Isso depende da hora que embarcar. Se você for um dos primeiros, as cabines ainda não vão estar prontas, o que acontece normalmente por volta das 14h, mas o restaurante buffet já estará aberto para o almoço, então dirija-se até ele inclusive com a sua bagagem de mão, todo mundo vai assim.
Falando em restaurante, vamos falar das comidas!

Refeições

Cereais no café da manhã
Fora o croissant de chocolate... O café da manhã estava ótimo!
Carpaccio de melão
Pasta penne
Como vimos, o primeiro lugar aonde quase todo mundo vai quando as cabines ainda não estão prontas é, naturalmente, o Buffet Self-Service. No Costa Fascinosa ele fica localizado no deck 9, entre a popa do navio e a piscina com teto de vidro retrátil, sendo dividido basicamente em quatro estações, com duas iguais, possuindo carnes, saladas, peixes, pães, sobremesas, acompanhamentos e massas distribuídos entre elas. O que eu achei desse buffet? Falando da estrutura do ambiente, eu gostei muito da área central, onde ficam as máquinas com bebidas, já que existe um mezanino com três decks e uma grande área envidraçada no teto que permite a entrada de luz natural, o que deixa o ambiente muito agradável.
Fritada de batata
Mousse de lima
Falando da comida, se por um lado esse restaurante não tem uma variedade tão grande como em outros navios de grande porte, ele tem qualidade no que oferece. A mesa de frios, por exemplo, chamou a minha atenção pela boa seleção de queijos e diferentes tipos de presuntos. Só é uma pena que as pizzas agora sejam pagas separadamente e que as sobremesas não sejam boas como as do restaurante à la carte; pelo menos as que eu experimentei. Outras opções de restaurante são o Samsara, Otto e Mezzo, Il Gattopardo, Buffet Tulipano Nero e o Club Fascinosa.
Pão Calzoncello
No café da manhã as máquinas de suco, café, água, leite e os saquinhos de chá estão disponíveis sem custo adicional no restaurante, porém para ter as bebidas também inclusas no almoço e jantar é preciso comprar um pacote que inclui bebidas alcoólicas ou não - este último incluindo apenas refrigerante, chá gelado e sucos. Ou seja, fora do horário do café da manhã só funciona a máquina de água e gelo à vontade e a de café durante a tarde. Uma das mensagens que recebi no Instagram foi perguntando se os sucos são bons. Eles têm gosto daqueles sucos que são vendidos nas caixinhas em supermercados.
Roulade de costela de boi
Durante o almoço também comi os peixes disponíveis no buffet e eles estavam bons; eram peixes frescos com carne macia e sabor suave. Tenho que deixar o ponto positivo para a lasanha! Também fui questionado sobre as carnes: elas estão perfeitamente de acordo ou até  acima da média dos navios da mesma categoria.

Os jantares nos restaurantes à la carte são divididos em Antipasti, Primi Piatti, Secondi Piatti, Insalata, Selezione di formaggi, Dolci e I piatti della tradizione italiana. Você pode pedir quantos pratos quiser do cardápio, mas eles serão servidos nessa ordem. Também no cardápio existem pratos especiais, que podem ser pedidos por um custo adicional. É como um restaurante de especialidades dentro de um restaurante incluso. Nas duas noites nós jantamos no Ristorante Otto e Mezzo.
No primeiro jantar eu escolhi como Antipasti um Carpaccio de melão com queijo fresco e pistachio. Esse prato é composto de fatias bem finas de melão com um queijo bem cremoso e suave com pedaços de pistache em cima. É uma ótima opção de entrada, tendo o gosto do melão como o sabor mais marcante.
Como Primi Piatti, estando em um navio italiano, minha escolha foi a Pasta “Penne” com queixada e tomate picante. Essa opção me pareceu interessante para experimentar a nova marca de massas usada pela Costa em seus navios, a Barilla Seleção Ouro. Realmente a massa estava excelente, com o tempo de cozimento certo, um molho de tomate ótimo e com a pimenta, para o meu paladar, no ponto certo. O queijo parmesão é oferecido pelos garçons pouco após servir o prato.
O Secondi Piatti que eu comi foi uma Fritada de batata e mozzarella, molho de tomate e manjericão. Esse prato é um omelete com cubos de batata dentro e um pouco de molho de tomate enfeitando o prato.
O Dolci, para finalizar o jantar, foi a Mousse de lima com molho de morangos, sem adição de açúcar. A parte branca, cremosa, tinha um gosto bem suave com um toque de limão. A calda de morango estava muito boa e, por não ter adição de açúcar, não era enjoativa, dando como resultado algo parecido com um cheesecake em forma de sorvete.

Durante o segundo jantar eu pedi apenas dois pratos e uma sobremesa.
O Antipasti foi o Pão Calzoncello con ricotta e mussarela em molho de tomate e orégano. Estava uma delícia! É  uma empanada de ricota com qualidade digna das melhores cafeterias argentinas. O molho de tomate, mais  uma vez, estava ótimo.
Como não pedi um Primi Piatti, meu Secondi Piatti foi um Roulade de costela de boi com molho de tomate recheado com queijo provolone que, sem exagero, estava perfeito! Mais uma vez a massa Barilla combinada com molho, queijo e carne excelentes formaram um conjunto que me deu vontade de voltar lá no navio agora para comer de novo!
Estando muito feliz com as duas escolhas anteriores, chegou a hora do Dolci. A pedida da vez foi o Mousse de morango e banana, sem adição de açúcar. Ele é basicamente a Mousse de lima mudando o sabor para banana com a calda de morango em cima. Gostei também, a calda de morango é feita no ponto certo.
Quero também dar destaque a uma sobremesa que eu não pedi mas experimentei, a Torta de cenoura com molho de baunilha. Essa é uma torta que só experimentando para saber  como é boa! Ela tem sabor de um bolo de aveia super macio com raspas de cenoura por cima que fechou a refeição da melhor forma possível.
Gostei muito do jantar, mal podia esperar pelo próximo! Mas lembrei que o cruzeiro só tinha duas noites, então tive que aceitar que aquele foi o último...
Atendendo a pedidos, tirei foto dos dois menus,  que estavam à cargo do Executive Chef Gennaro Balzano:
Cardápio do primeiro jantar
Cardápio do segundo jantar

Cabines
Cabine externa com varanda no deck 8
Eu fiquei em uma espaçosa e confortável cabine com varanda no deck 8, arrumada duas vezes ao dia pela atenciosa camareira Shirley. Já tendo me hospedado em cabine interna, externa e com varanda, preciso dizer que o investimento em uma com varanda é extremamente válido. É uma experiência sem comparação! Se uma com vista para o  mar já é uma diferença enorme para uma interna, uma com varanda é incomparável.
Essa cabine tinha uma localização perfeita, do lado dos elevadores panorâmicos do Atrium. Porém, apesar da facilidade de localizar, eu fiquei preocupado no primeiro dia com o barulho que poderia ter durante a noite por causa do movimento de pessoas na área, mas isso não foi um problema, já que a porta que separa o corredor e os elevadores fica fechada durante a noite, o que garantiu uma boa e silenciosa noite de sono. Uma noite só, porque não dormi na segunda, já que fiquei só tirando fotos do navio para mandar no Stories e respondendo mensagens de vocês pelo Direct! Para continuar online a madrugada toda enquanto estávamos em navegação, eu comprei um pacote de internet que valeu muito a pena, é o chamado Social Media. Esse plano oferece acesso apenas às redes sociais (Twitter, WhatsApp, Facebook, Instagram...) durante 24 horas por 5 dólares - como eu estava no fim do cruzeiro de travessia atlântica, foi em Euros. Para contratar esse plano é preciso pagar 3 dólares de adesão e 5 por cada vez que adquirir. A velocidade da conexão, pelo menos quando eu usei, era suficiente para navegar sem problemas. Outros planos disponíveis oferecem 250MB, 500MB ou 3GB de internet para usar como quiser até acabar a franquia de dados.
Shampoo/sabonete no banheiro
Um aplicativo indispensável em um cruzeiro Costa é o My Costa Mobile, que permite conectar o seu Smartphone gratuitamente ao Wi-Fi do navio para se comunicar com outras pessoas que também estejam a bordo, acompanhar a rota do navio e consultar a previsão do tempo. O app está disponível para iOS e Android.
As tomadas da cabine, um assunto muito perguntado, funcionam com os conectores americano, italiano e brasileiro, mas será preciso levar adaptador de dois pinos caso o plug seja do novo, de três pinos. Uma pergunta interessante que recebi foi sobre o USB da televisão, se é possível conectar um pendrive para assistir filmes nela. Testei com a minha câmera e meu iPhone mas não funcionou, já que a TV tem um sistema interativo próprio do navio ligado às câmeras externas, saldo da conta, vídeos informativos e alguns canais de televisão. Porém a entrada USB é muito útil para carregar celulares e câmeras. Existe uma tomada que talvez passasse despercebida por muita gente: dentro do banheiro no alto, perto do teto, tem uma tampa cobrindo uma tomada. Falando em banheiro, ele inclui sabonetes para lavar as mãos na pia e shampoo e sabonete combinados em um produto só no box. Lembrem que não é preciso levar secador de cabelo, já que tem um na primeira gaveta da penteadeira, e é proibido embarcar com ferro de passar roupas. Chapinhas e pranchas de cabelo são permitidas.

Entretenimento a bordo e novidades
Teatro Bel Ami
Peppa Pig
O objetivo do evento Costa Weekend foi apresentar aos convidados as novidades trazidas pela Costa e anunciar os novos roteiros dos seus navios.
O sempre bom café illy agora também nos navios Costa
Algumas novidades trazidas pela Benvenuti alla Felicitಠao Brasil incluem shows como o Tú sí que vales, um show de talentos; o The Voice of the Sea, uma versão flutuante do programa mundial "The Voice"; menus preparados por chefs com estrelas Michelin; Peppa Pig para divertir as crianças; a chegada do conhecido Café Illy (vendido separadamente); La Notte Bianca, La Notte in Maschera e a Abbronzatíssima (festa dos anos 50 e 60); e a adoção da já comentada pasta Barilla Seleção Gold.
As atividades disponíveis a bordo são o cinema 4D, simulador de Grand Prix, academia, lojas e cassino (que só funcionam quando o navio está em navegação), biblioteca, sala de jogos, cafés, restaurantes, sala de videogames, piano bar, discoteca, quadra poliesportiva, piscinas, jacuzzis e tantas outras atividades presentes nos navios de cruzeiro de grande porte.
Discoteca Babylon
O dia a dia no Costa Fascinosa é bem agitado, tendo seminários sobre saúde, jogos, aulas de dança e ginástica, caminhada matinal, festas e os shows à noite. Falando dos shows, eles foram muito  bons! O Fascinosa é um navio italiano e isso fica claro nas performances musicais que acontecem no teatro Bel Ami. Os shows de talentos, com a participação dos próprios hóspedes, garantem boas risadas com as apresentações de quem só quer mesmo se divertir e grandes surpresas, com grandes talentos anônimos que emocionam com suas vozes ou divertem todos com apresentações de dança e mágica.

Extra:
Durante o Workshop a Costa anunciou que trará para a América do Sul na temporada 2017/2018 - deixando bem claro que dessa vez não irá mudar duas vezes como aconteceu na temporada passada - o Costa Favolosa, com embarques em Santos, e o Costa Fascinosa, embarcando no Rio de Janeiro.

Gostou do Costa Fascinosa? Reserve seu cruzeiro no Hotel Urbano, parceiro do RG Cruzeiros! Eles oferecem toda a assistência que você precisa desde a reserva até o cruzeiro. Clique aqui e boa viagem: http://viajar.hu/q4584

Perguntas e Respostas

Costa Fascinosa ou MSC Preziosa? - Essa é primeiro lugar de longe!
Antes de fazer o cruzeiro no Fascinosa eu não tinha embarcado em nenhum dos dois, então a comparação era feita com base no que eu já tinha visto e lido sobre eles (tanto na internet como em guias, como o internacional Berlitz) e levando muito em consideração avaliações que leio na internet e comentários que vocês mesmos me mandam pelo Instagram. Agora que já viajei no Costa a coisa muda. Já conheço como é a vida a bordo pessoalmente e em detalhes, enquanto o Preziosa continua baseado em informações de terceiros. Por isso não é sequer justo eu dizer "qual eu acho melhor", porque não tenho a mesma fonte de informações sobre os dois. Mas uma coisa eu posso dizer: o Costa Fascinosa está aprovado! Recomendo sim que você faça um cruzeiro nele.

O café das máquinas é bom?
Capuccino
O café Illy, que é vendido nos bares, é inegavelmente melhor. Mas, se não quiser pagar para tomar seu cafezinho diário, a clássica caneca do buffet somada à máquina de café e leite trazem um custo-benefício sem igual.

Compensa comprar um pacote de bebidas?
Depende. Tem pessoas que não conseguem fazer uma refeição sem ter uma bebida e outras que nem ligam para isso; um copo de água no fim da refeição já é o suficiente. Se você for pedir bebidas em todas as refeições vale sim, fica mais barato que pedir ao garçom e pagar por cada unidade separadamente e ainda somando os 15% de taxa de serviço.

A água das máquinas tem gosto ruim?
Não.

Qual o valor que deve ser depositado em espécie no dia do embarque?
O voucher diz que são 150 euros ou dólares (dependendo de onde o navio estiver), mas foi possível fazer o depósito de um valor menor sem problemas. Para garantir leve pelo menos o mínimo que eles pedem e lembre que Reais não são aceitos a bordo. Caso seus gastos ultrapassem o valor depositado será pedido um novo depósito e se sobrar você receberá o reembolso.

Menores de 18 anos podem viajar sem os pais?
As regras da Costa dizem que o embarque de hóspedes brasileiros menores de 18 anos em cruzeiros nacionais "quando estiverem acompanhados por apenas um dos pais ou por pessoa autorizada, estará condicionado à apresentação de autorização por escrito [...]". "Caso o menor esteja desacompanhado de ambos os pais ou de Responsável Legal, será imprescindível a Autorização Judicial específica para realizar a viagem. Na hipótese de um dos pais ser falecido, será necessária a apresentação da certidão de óbito original na ocasião do embarque."

Qual o limite de bagagem?
O limite são 90kg por passageiro, mas lembre que, a não ser que você tenha reservado uma espaçosa suíte, o espaço na cabine não é grande e as companhias aéreas, caso você chegue de avião, têm um limite muito menor.

Voz do Seguidor

Veja agora algumas das mensagens enviadas por seguidores do @rgcruzeiros através do Instagram Direct sobre as suas experiências a bordo do Costa Fascinosa:

bmribas1
"O cruzeiro foi maravilhoso. Instalações do Costa muito bonitas, bem organizadas. Comida boa mas pouca variedade e eles tinham dificuldade para repor. Shows muito bonitos, festas animadas e tripulação muito atenciosa. O que deixou a desejar foi o embarque, que foi muito demorado. O cinema 4D é maravilhoso. A pizza do restaurante pago à parte também é muito boa. O pacote de bebidas Brindiamo atendeu minhas necessidades. Enfim. Muito bom!"
_andreamonteiro
"Olha, sinceramente, o navio é incrível! Demais mesmo. Mas não gostei das opções de bebidas e algumas outras coisas... Em partes, o buffet Costa é sempre igual... Todo dia a mesma coisa praticamente, sem falar que tem buffet que não funciona, dessa forma as filas ficavam gigantes. O jantar foi muito bom, ótima qualidade mesmo."
heloisavig
"Foi incrível, amei tudo! Deixou a desejar um pouco em questão às filas nos restaurantes... Mas só! O MSC quase não tinha... Para pegar o barquinho [os tenders] só, o que é normal. De resto, eu amei tudinho. Super indico"
andreakave021
"Gostei muito da viagem, foi a minha primeira e já quero outra pro ano que vem. Foi tudo muito organizado, fui bem tratado por toda a tripulação, sem contar a beleza do navio, que é um encanto à parte!!"

Eu recebi algumas reclamações pelo Instagram sobre esperas de horas para conseguir embarcar no Costa Fascinosa em Santos no dia 19 de Dezembro. Para evitar isso, olhem nos seus Vouchers (que são entregues poucos dias antes do embarque) qual a hora do check-in. No caso do meu cruzeiro, que partiu do Rio de Janeiro às 18h, a "Hora de check-in de embarque" começou às 13h, então não adianta chegar, por exemplo, às 09h da manhã porque ainda vai ter passageiros do cruzeiro anterior desembarcando, fazendo com que a demora realmente seja muito grande. Além de chegar próximo a esse horário, outra dica que ajuda a acelerar o processo é fazer o check-in online através do site da companhia.

---
No mais, o evento foi muito proveitoso e agradável. Proveitoso porque a interação com vocês, seguidores lá do Instagram, foi incrível! Eu fiquei muito feliz por levar até vocês o que a Costa tem para oferecer com o Fascinosa, respondendo desde quem pedia informações básicas sobre os cruzeiros até os 12 seguidores que estavam ansiosíssimos para embarcar no dia do meu desembarque! E foi agradável por conhecer e conversar com várias pessoas da equipe da Costa e da área dos cruzeiros que, juntos, fizemos do Costa Weekend 2016 um sucesso!

Para terminar, deixei aqui embaixo um pequeno vídeo, feito em parceria com o Portal WorldCruises, e mais fotos do navio. A maioria delas foi tirada de madrugada porque foi quando deu tempo, mas foi bom porque as áreas públicas estavam praticamente vazias. Qualquer dúvida o Direct, e-mail e a área de comentários estão disponíveis para vocês!


Bagdad Café
Salone Chéri
Ristorante Club Fascinosa
Piano Bar Blue Velvet
Gostei muito do layout do navio, com mezaninos e teto de vidro em várias áreas. Esse é o restaurante buffet
Grand Bar
Salone Chéri, no andar de cima, e os dois andares do Ristorante Il Gattopardo
Otto e Mezzo Ristorante
Lido Blue Moon
Teatro Bel Ami
Copyrigh© RG Cruzeiros. All rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra

65 comentários:

  1. Parabéns Rodrigo, pela riqueza de detalhes e conteúdo desta matéria, a qual me cativa a pesquisar para fazer a travessia pelo Atlântico e costear a África, uma vez que já fiz a costa europeias pelo Mediterrâneo. Mantenha este entusiasmo e foco, pois suas dicas são muito esclarecedoras para quem está buscando uma viagem de navio. Parabéns pelo convite da Costa Cruzeiro, eles souberam reconhecer o valor do seu Blog. Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  2. Estive buscando informações sobre os navios no Brasil para reservar uma viagem em fevereiro e tive a felicidade de encontrar o seu website com essa matéria. É um material riquíssimo, de alta qualidade que sanou as minhas dúvidas e me convenceu a optar pela Costa.. Obrigado pelo excelente trabalho e espero ver mais conteúdos assim. Continue por esse caminho que certamente muito crescimento ainda está por vir

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    Adorei a matéria, tirou muita duvida.
    Embarco dia 07/01/2017.
    Gostaria de saber sobe o casino.
    Renato Mariano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Renato! Fico feliz que tenha ajudado.
      O cassino, assim como as lojas a bordo, só funciona quando o navio está em navegação, abrindo normalmente por volta de 1h a 1h30 depois de deixar o porto - quando chegar em águas internacionais. Para os jogos de mesa será necessário comprar as fichas em dólar (em espécie) dentro do cassino; não é possível fazer o pagamento com o Costa Card. Se jogar e ganhar, lembre de retirar o dinheiro no caixa até a última noite do cruzeiro, já que não será permitido retirar o prêmio quando estiver chegando ao porto. É importante dizer que é proibido tirar fotos e filmar dentro dele e menores de 18 anos não podem permanecer lá.
      Boa viagem!

      Excluir
  4. Amigo, se lembra o preço das bebidas? Chop, cerveja lata, refrigerante, suco etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente não lembrei de ver os preços exatos nele... Mas as bebidas a bordo têm um preço alto quando convertemos para Reais. Como referência, uma garrafa de água custa normalmente até 2 dólares; um refrigerante ou suco: 2,50; e uma lata de cerveja por volta de 3 dólares. Ainda são adicionados automaticamente 15% de taxa de serviço

      Excluir
  5. Oi, gostaria de saber se posso fazer um depósito inicial em dolares e qndo for pagar a diferença no ultimo dia, se posso pagar no cartao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, só não serão aceitos cheques e cartões de débito. Boa viagem!

      Excluir
  6. Meu nome é Tânia. Inicialmente parabéns pela matéria, é a primeira vez que vou viajar e iremos a família toda: eu, meu marido e 02 filhos. Fiquei em dúvida sobre a moeda a ser utilizada dentro do navio. É dólar ou Euro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Depende de onde você for fazer o cruzeiro. Se for na Europa ou o cruzeiro de travessia da Europa para o Brasil, a moeda é o Euro. A partir do primeiro cruzeiro da temporada brasileira (que começou em Santos no dia 19 de dezembro) até a travessia do Brasil para a Europa, é o Dólar. Boa viagem!

      Excluir
  7. Gostei muito da sua matéria.
    Poderia me dizer sobre as festas preciso levar alguma roupa em especial.
    Tem a festa do branco e preto.
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da sua matéria.
    Poderia me dizer sobre as festas preciso levar alguma roupa em especial.
    Tem a festa do branco e preto.
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Se quiser participar da noite do comandante, que inclui um show e jantar especiais, você vai precisar usar um traje formal. É para ir arrumado mesmo, já que é uma ocasião tradicional. Não estar bem vestido, tanto os homens quanto as mulheres, é visto de forma desrespeitosa. Se não quiser se produzir, o restaurante buffet funciona normalmente. A festa do branco é bem divertida, quando todo mundo se veste de branco e participa de uma animada festa na piscina. As demais festas não exigem roupas especiais. Boa viagem!

      Excluir
  9. Boa tarde amei muito o post me ajudou muito quero fazer agora em março e MSC estão esgotados cabine interna e externa está muito caro , então vou optar pelo costa , na hora que fechar estou comprando pela internet não tem opção de comprar nenhum pacote de bebida no costa lá dentro tem como comprar pacotes como all inclusive de bebidas ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A compra dos pacotes de bebidas só pode ser feita depois da reserva do cruzeiro. Depois de ter concluído o processo, acesse o MyCosta, no site da Costa, e coloque os seus dados de login. Lá você vai poder escolher várias coisas para complementar o seu cruzeiro, incluindo o pacote de bebidas de sua preferência. Feita a solicitação dos serviços no site, você só irá pagar por eles a bordo. Boa viagem!

      Excluir
  10. Boa tarde fechei o pacote de bebidas o mais completo, será que mesmo assim vai ter bebidas e café que vou ter que pagar a parte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incluir também as bebidas dos bares de até 9 euros (ou dólares), acredito que não! - a não ser as que custarem mais que isso.

      Excluir
  11. Parabéns pelos comentários...Excelentes! Porém não tive uma boa impressão do navio..Eu e minha esposa fizemos um cruzeiro no Facinosa dia 27/01/17, 8 noites, Santos, Argentina, Uruguai, Santos....Pontos positivos do navio: Ótima gastronomia, navio moderno, luxuoso e confortável! Pontos negativos...Difícil locomoçào dentro do navio, sendo obrigatório atravessar sempre o navio internamente, pelo deck 5, onde ficam o cassino e as lojas...Muito confuso por dentro. .Parece um labirinto...Preços muito caro de tudo! Quem não tiver um pacote de bebidas, (eu tinha um pacote de bebidas no jantar e almoço a vontade de vinho, refrigerante, água mineral e suco, que ganhei qdo comprei as passagens) está lascado...Um refrigerante em lata, custa 3 dólares....Só oferecem água natural no deck 9....Se a pessoa estiver no cassino, lojas ou bares localizados no deck 5, tem que ir até o deck 9, onde sempre servem comidas e frutas, e pegar um copo de água d máquina! Fora isso, no deck 2 onde ficamos, mesmo sendo cabine interna, a mesma é confortável e bem limpa...Camareira educada, porém alguns s serviços são falhos...Por exemplo, roupas que vão pra lavanderia, não voltam antes de 48 HS, o diário de bordo (jornal interno) deixou de nós ser entregues dois dias! Pesquise antes de comprar sumir nos bares, os mesmos drinks, tem preço diferente nos bares! O Cassino é Show, é o atendimento também! Existem vários planos de internet a bordo, todos excessivamente caros, porém existe uma opção de plano com acesso somente às redes sociais, por apenas 25 dolares, e você pode utiliza-lo durante todo o Cruzeiro. A tripulação de alto escalão é praticamente toda italiana, porém nos bares e restaurantes, a grande maioria é de filipinos, é o atendimento deixa a desejar no quesito organização e educação!...Já fiz cruzeiros pela Royal, e pulmantur, na Costa, foi a primeira vez, e confesso, que fiquei decepcionado!. Se tivesse que dar notas para as companhias e navios que viajei, de 0 a 10, Daria um 9.5 pra Royal, um 8,00 pra pulmantur e um 6,5 pra Costa.. só falta fazer o dá MSC!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite gostaria de saber se realmente a noite de branco voce tem que ir totalmente de branco ou pode a roupa ser branca porem com detalhes por exemplo de flores amarelas....e se todas vao mesmo de branco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Pode sim, sem problema algum! Tem gente que não tem uma roupa toda branca então vai com uma camisa listrada branca e azul, por exemplo. É só usar a roupa "mais branca" que você tiver
      Boa viagem!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Não faz ideia do quanto seu blog me ajudou. Pretendo fazer um cruzeiro fez que vem e minha maior dúvida é referente a forma de pagamento lá dentro.
    Li que não usa cartão de débito, sendo assim tenho que levar dinheiro em espécie? Tem casa de câmbio lá? Compensa ou é muito caro? Só o crédito é aceitável mesmo?
    Muito obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja ajudando!
      Você tem a opção de cadastrar um cartão de crédito internacional ou fazer um depósito em espécie com dólares americanos. Não são aceitos cartões de débito e cheques. Fazendo o cadastro do cartão de crédito o que você gastar a bordo será automaticamente enviado para ele no fim da viagem. Se optar pelo depósito em espécie você terá que na manhã do último dia ir fechar a conta, pegando de volta o que não gastou ou pagando o que faltou. Se optar por pagar em espécie já leve os dólares trocados

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno, Rodrigo!
      Já estou indicando seu blog para meus amigos que irão rs
      Outra pergunta: qual você acha mais em conta? Levar dólares em espécie ou utilizar o cartão de crédito?
      Além disso, qual seria o valor em média que poderíamos levar? Em média utilizando com spa, uma ou outra bebida (não bebemos rs) e para sair do navio.

      Excluir
    3. O dinheiro em espécie tem a vantagem de não ter uma alíquota de IOF tão alta como a do cartão de crédito e de já saber qual a cotação do dólar que você pagou, sem ficar com a incerteza de qual será o valor da moeda quando a fatura chegar. Os tratamentos do SPA são algumas das coisas mais caras nos navios, chegando facilmente aos 200 dólares! O quanto tem que levar depende de quanto vocês estão dispostos a gastar com extras a bordo, mas o voucher pede que seja feito um depósito de pelo menos 150 dólares (lembrando que os gastos em terra e no cassino são por fora). Para ficar garantido e viajarem com tranquilidade, levem também o cartão de crédito para fechar a conta caso o gasto seja maior que o planejado. É possível pagar a diferença com o cartão mesmo se tiver optado pelo depósito em dinheiro. Boa viagem!

      Excluir
  16. Gostaria de saber se os pacotes de bebidas adquiridos antes (15 dias) do embarque poderia ser parcelado (em 5 ou 10 vezes)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso eu não sei te dizer, você pode ver se ainda tem essa opção no MyCosta ou na agência onde reservou a viagem. Mas comprando a bordo é em Dólar sem parcelamento (acredito que seja mais caro também) e comprando junto com o valor cruzeiro pode parcelar em até 10x sem juros em Reais. Boa viagem!

      Excluir
  17. Fiz um cruzeiro no COSTA FASCINOSA, EM 10/02/2017, OITO DIAS, DECEPÇÃO:
    COMO SEMPRE DEI PREFERÊNCIA ,PARA OS NAVIOS desta Empresa, comida muito ruim, carne gordurosa (cupim), arroz geralmente bem crú, em bolas, nada soltinho, molhos vermelhos horríveis, massas pouco cozidas portanto indigestas, saladas bem ruins , pães geralmente de um dia para o outro, enfim teve dias que comi carne moida e arroz crú.. na minha casa sou exigente, não que não coma carne moída, agora em um cruzeiro? as sobremesas eram bonitinhas algumas boas sim..frutas? feias, maçãs duras, mamão, a cabine 8440 com sacada foi muito boa sim, bons camareiros,exceto alguns que a gente pedia informações sabendo que eles saberiam, e mandavam ligar para 6666, coisinha simples ex: quando com a chave não conectava para acender a luz cabine! o que salvou, foram brasileiros que de um modo geral prestaram serviços com qualidade, educação ! acima de nossa cabine,era um arrastar de coisas tipo mesas .. cadeiras , quatro horas da madrugada começava.. dormir como? então na ÚLTIMA NOITE RECLAMAMOS E MELHOROU.
    isto é, deu p/ dormir mais tempo, melhor, no cassino atendimento muito bom, estou fazendo este relato, pois pagamos um bom preço, 9.000 reais eu e uma amiga!! fora transfer bem precário e desorganizado... IRIS do sol, Alguma coisa assim, na chegada e saída do cruzeiro um tormento, como não oferecem carrinhos para bagagens no porto? no mínimo carregadores, pagando á parte, sugestão! tenho que ressaltar que o café é bem ralo e ruim. cafézinhos que pagamos excelente qualidade! pior é que recomendei á tantas pessoas INCLUSIVE MINHA AMIGA , PRIMEIRA VIAGEM.. DECEPCIONADA, enaltecendo a qualidade dos serviços... do cruzeiro e foi de péssima qualidade, haja vista que fiz outros cruzeiros inclusive no costa Favolosa em 2015, foi MARAVILHOSO .. enfim o COSTA DEIXOU DE TER A MINHA PREFERÊNCIA!!! INFELIZMENTE!! ESTA EXPLANAÇÃO QUE FIZ, FOI PARA AJUDÁ-LOS.. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  18. Olá, boa noite!
    Gostaria de saber sobre a necessidade de levar o adaptador universal de tomadas. Qual você indicaria para levarmos? Farei um cruzeiro no Costa semana que vem e não sei qual levar pois nunca comprei um desses.
    Obrigado e parabéns pelo blog! Muito explicativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só vai precisar de adaptador se estiver levando algum eletrônico que tenha aquela tomada nova de três pinos. Eles são bem baratos e fáceis de encontrar em lojas de construção e decoração, por exemplo. É só pedir a um vendedor um adaptador de três para dois pinos. Obrigado e boa viagem!

      Excluir
  19. Boa tarde Rodrigo, parabéns pelo seu artigo, foi de extrema utilidade para nós ( eu e minha espoosa) que estamos indo no Cruzeiro do Costa Fascinosa, para a Europa. Fiquei com uma dúvida, quando vc cita que para a noite do comandante é necessário estar formalmente vestido, no caso dos homens seria calça e camisa sociais? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou! O que é recomendado é usar paletó e gravata, mas não é obrigatório. Se preferir pode sim usar só camisa, calça e sapato sociais sem problema algum. Boa viagem!

      Excluir
  20. Chapinha está liberada?

    ResponderExcluir
  21. sou professor de dança e minha esposa alunos e nos divertimos primeira veis no costa em 9 cruzeiro e no costa e pra nunca esquecer gostaria de dar os parabens em geral mais nao posso deixar de parabenisar com louvor as equipe de animaçao que foram 10 em tudo e a parte de alimentaçao eparte garsçons que foram nota 10 nunca vou esquecer o melhor atendimento que tive parabens costa fascinosa pelo meu melhor cruzeiro obrigado

    ResponderExcluir
  22. Tenho duas explicações para as Cias. não aproveitarem os portos do Nordeste:
    Os navios não podem subir acima de Salvador, para retornarem a Santos, em 7 noites. 2ª As Cias. acham que o Nordestino, não tem poder aquisitivo para ter um navio baseado lá.
    Aí ficamos, sem paradas em Fortaleza, atualmente a melhor cidade do país, Natal, o passeio de buggy é maravilhoso, e Maceió que um encanto.
    Favor comentar
    Grato
    Eduardo Berbert

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um mercado com grande potencial, com destinos belíssimos, muitas pessoas interessadas e prontas para pagar mas que não tem nenhum navio. O principal problema de quando tinha o MSC Melody e os navios de Noronha partindo do Recife era a infraestrutura insuficiente em todos os portos, mas esse problema já foi resolvido depois da Copa.
      Mas agora que o Brasil está cada vez menos competitivo globalmente, fazendo com que a quantidade de navios por aqui seja muito menor, as chances de uma companhia trazer um navio a mais e colocá-lo em um local com retorno incerto são muito pequenas.
      Sabe do que a gente precisa? De redução de taxas operacionais. Enquanto o Brasil tiver os maiores custos de operacão para cruzeiros do mundo nós vamos continuar perdendo espaço para outros países. Se o país oferecer vantagens as companhias investem nele. Mas isso claramente não é uma prioridade, né? Já que a curto prazo isso significaria arrecadação menor.
      Falta visão de futuro e compreensão dos princípios da economia

      Excluir
  23. Não vejo os portos brasileiros tão caros assim, senão, não teria 3/4 navios de containers, por semana, em nossos portos da MSC, além do mais, nós pagamos os preços dos cruzeiros mais caros do planeta.
    Estamos perdendo mercado para países mais ricos, não temos como competir contra China e Austrália. Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil tem alguns dos portos com custo de operação mais caros do mundo, inclusive o mais caro do planeta é nosso: Salvador. Navios de carga são diferentes dos navios de cruzeiro, eles são fundamentais para a economia, não podem deixar de vir independente do preço a ser pago. Já os navios de cruzeiro vão ou deixam de ir para qualquer destino, tudo depende do que a companhia decidir. Os custos altos fazem com que o lucro das companhias seja muito menor aqui, não somos só nós, passageiros, que arcamos com eles: “Operar cruzeiros turísticos no Brasil custa entre 50% e 100% mais que em destinos de Europa e EUA. Taxas portuárias, custo da praticagem, exigências trabalhistas e outros fatores tornam a operação menos rentável.” - Roberto Fusaro, da Abremar. Foram inclusive esses os motivos que levaram a Royal Caribbean a anunciar que não volta mais. E a China está, sim, sendo um dos principais destinos de muitos navios que já estiveram por aqui. Nós tivemos navios saindo do Brasil direto para a China, como o MSC Lirica, e o Splendida vai se juntar a ele no próximo ano. Costa Serena e Fortuna (que já operaram aqui) estão lá. É triste, mas se o Brasil é tão caro as empresas reposicionam seus navios em outros destinos. Não é à toa que em cinco anos o número de navios de cruzeiro no Brasil caiu em 70%

      Excluir
  24. As Cias. querem demais e estão oferecendo muito pouco, os preços que estão cobrando não correspondem as comidas ruins, os shows fracos, roteiros repetidos, filas a bordo, tratamento grosseiro das tripulações, furtos no navio, malas danificadas etc...

    ResponderExcluir
  25. Uma dúvida, o valor que depositamos no início, é por cabine ou por pessoa? Se for por pessoa, criança conta? Isso é feito no check-in? Tem caixa eletrônico dentro do navio? Casa de câmbio? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Geisa!
      O valor é por passageiro, mas pode ser depositado um valor inferior. Os cartões das crianças têm um limite diário baixo, mas isso pode ser alterado ou podem ser bloqueados os gastos com eles. O cadastro do cartão de crédito ou depósito em dinheiro são feitos já a bordo do navio. No caso do cartão isso é feito nas máquinas automáticas e para depósito em dinheiro, você verá no seu diário de bordo o local aonde deverá ir. Existe, sim, serviço de câmbio a bordo. Recomendo que leve o dinheiro já em moeda estrangeira e que leve um cartão de crédito internacional para cobrir as despesas caso elas venham a ser maiores que o planejado.
      Boa viagem!

      Excluir
  26. Muito obrigada pela ajuda, eu vou no Costa Favolosa, deve ser o mesmo esquema do Fascinosa, né?! eles não te obrigam então a colocar os 150 dólares por pessoa, então, certo?! Achei que era obrigatório! Meu maior tem 7 anos e meu bebê 1 ano, o cartão do meu de 7 será separado? Com um valor diferente ou tudo no mesmo cartão? uma outra dúvida se puder ajudar, posso levar papinha para o meu bebê? Tem piscina pra eles? Eles fazem comida especial para bebês? Desculpe tantas perguntas, é a minha primeira vez em um Cruzeiro, e indo com bebê, quero que dê tudo certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tudo funciona como no Fascinosa. É preciso fazer um depósito para todos os cartões. Quanto ao valor, uma pessoa que viajou comigo fez um depósito com um valor inferior sem problema, se ele fosse usar mais era só passar no local para depositar mais dinheiro. Seus filhos vão como dependentes seus, então você fará o depósito para eles com o valor que preferir ou bloquear gastos com eles e pagar tudo com o seu cartão. Cada um terá o seu cartão porque ele também é a identidade de cada um de vocês para entrar e sair do navio e para abrir a cabine. Pode levar papinha se estiver lacrada na embalagem original, mas pode ser solicitada uma prescrição especial, entre em contato com o Contact Center (11 2123 3677) mas eles oferecem, sim, comidas para bebês e crianças. Com essas idades eles já podem usar as piscinas.

      Excluir
  27. Qual a voltagem das tomadas das cabines? Gostaria de levar o meu próprio secador de cabelos! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Por motivos de segurança não é permitido levar secador de cabelo e ferro de passar roupas a bordo, por isso eles oferecem um secador na cabine e serviço de lavanderia. O navio possui tomadas bivolt e tem uma plaquinha nelas dizendo a voltagem de cada uma. Boa viagem!

      Excluir
  28. boa tarde! tenho um cruzeiro marcado para semana que vem, 9/01/2018 no costa fascinosa. já viajei pelos navios da royal caribean e neles há fartura de lanches durante todo o dia em bares e cafés. há isso tb nos navios da costa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tem sim!! O que seria de um navio sem isso? Hahahaha é uma das partes preferidas das pessoas quando embarcam em um cruzeiro.
      Boa viagem!

      Excluir
  29. Olá, tenho uma dúvida sobre os pacotes de bebidas...
    No MSC temos a opção de comprar tickets por um valor x e usar durante a viagem como quiser. (por exemplo, 18 tickets de bebidas n alcoólicas por 48$)
    Temos essa opção no Costa também?
    Para mim não compensa pacote de bebidas já que devem ser adquiridos por todos na cabine, e apenas eu e meu namorado bebemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu acredito que tenha para cafés e outras bebidas não alcoólicas. Não tenho certeza. Mas se tiver a cartela para comprar é só a bordo.
      Boa viagem!

      Excluir
  30. Ola tenho uma filha de 11 anos e no dia 4 de fevereiro ela ira fazer o cruzeiros c uns amigos meus porem sou divorciada e peguei a autorizacao pra ela ir vcs sabem me dizer se e preciso o pai dela assinar a documentacao ou so eu que sou a mae serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila!
      Deve ser preciso,sim, porque ele é menor de 12 anos, então geralmente é necessário ter a autorização dos dois quando a criança viaja com apenas um dos pais.
      Boa viagem!

      Excluir
  31. Parabéns pelo post. Ficou excelente. Uma dúvida:é possível encher garrafinha de água nos bebedouros? Vc viu isso? Será que é tranquilo? Pra mim não compensa o pacote de bebidas mas água é essencial né, a qualquer hora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigado e desculpa a demora, eu estava no MSC Seaview!!
      Por questões de saúde é proibido encher garrafas de água nas máquinas. Mas você pode levar copos com água para a cabine sem problema
      Boa viagem!!

      Excluir
  32. Olá! Gostaria de saber sobre a frequência de argentinos no navio. No cruzeiro de Ano Novo o que prevalece, brasileiros ou argentinos? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Os que partem do Brasil têm mais brasileiros e os saindo de Buenos Aires têm mais argentinos

      Excluir
  33. Boa tarde Rodrigo , minha maior preocupação é com relação a roupa para os jantares , posso frequentar os restaurantes usando bermuda , camiseta polo e tenis ????
    desde já Grato pela dica

    ResponderExcluir