domingo, 17 de agosto de 2014

Escolha o tamanho de navio ideal para o seu cruzeiro (Atualizado)

O atual mercado de cruzeiros oferece aproximadamente 300 navios de diferentes categorias e tamanhos, resultado do crescente número de pessoas que procuram esse tipo de viagem. Diante dessa grande oferta de navios, muitas pessoas têm dificuldade na hora de escolher aquele que se encaixa no seu perfil e no seu bolso. Para ajudar esses marinheiros de primeira viagem - ou não - esta publicação vai mostrar as diferentes categorias de navios disponíveis atualmente para ajudar na hora de escolher aquela que combina melhor com o estilo de viagem procurado.

Avaliações atualizadas de acordo com o "Berlitz Guide: Cruising & Cruise Ships 2015"

Os diferentes tamanhos dos navios

Os navios normalmente são divididos em quatro categorias de acordo com a quantidade de passageiros:

Navios Boutique: De 50 a 250 passageiros;
Navios Pequenos: De 251 a 750 passageiros;
Navios Médios: De 751 a 2.000 passageiros;
Navios Grandes: Acima de 2.001 passageiros.

Atualmente existe uma nova categoria que já é frequentemente usada, os Mega-Navios, o que é bastante aceito, já que navios para 2.000 passageiros já não são muito grandes diante de alguns que transportam até 4.000 ou 6.500 turistas simultaneamente.

Navios Boutique


Os pequenos navios boutique mais parecem iates particulares. Essa categoria se encaixa em um grupo seleto de passageiros que procuram uma viagem exclusiva, com muitos mimos e especial atenção em todos os detalhes. Os Navios Boutique geralmente realizam cruzeiros com destinos mais exóticos, como a Antártida, as Ilhas Galápagos e a Patagônia, com viagens normalmente mais longas que a tradicional uma semana e, nesses portos, as companhias costumam já incluir os passeios em terra.
Todas essas qualidades têm um custo e, no caso dos navios boutique, ele é bem alto.
Se for comparar o preço de uma viagem em um exclusivíssimo navio desse com os regulares quatro estrelas de grande porte, esse tipo de viagem pode ser inviável para a maioria dos viajantes. Uma viagem de 11 dias (uma duração comum nessa categoria) pelo norte da Europa a bordo do SeaDream II não sai por menos de oito mil dólares por passageiro.
Algumas características que tornam esses cruzeiros tão exclusivos terminam justificando o alto investimento. Nas espaçosas cabines é comum encontrar lençóis e toalhas de algodão egípcio; champanhe e vinho das melhores marcas no minibar; produtos de banho de marcas conceituadas, como Bulgari e L'Occitane; banheiro com banheira; e cama king size. 
A vantagem de viajar nessas pequenas embarcações, além da exclusividade, é a possibilidade de visitar portos inacessíveis para os grandes navios, devido à profundidade. Isso possibilita que as escalas aconteçam em cidades menores e mais calmas, possibilitando uma grande exploração a pé do local. Além disso, já que possuem uma quantidade maior de destinos, eles podem permanecer mais tempo atracado e visitar mais locais.
Uma desvantagem desses navios está exatamente no seu tamanho, comparável a iates de grande porte. Por causa disso, as opções de entretenimento a bordo são muito limitadas e, devido às dimensões e peso pequenos, eles balançam muito mais em um mar com condições não muito boas e, por isso, viajam em velocidades reduzidas. Esse ponto pode até não ser um problema para quem não enjoa e gosta de aproveitar o navio enquanto ele passa mais tempo navegando para um porto distante.

- Os cinco melhores Navios Boutique segundo o Berlitz Guide 2015:
1. SeaDream I
2. SeaDream II
3. Sea Cloud
4. Sea Cloud II
5. Hanseatic

Navios Pequenos



Os navios pequenos são bastante parecidos com os navios boutique, mas, por serem menos exclusivos, oferecem cruzeiros menos caros (mas só um pouco).
Os luxos da categoria anterior podem ser mantidos nessa, inclusive as duas são até confundidos às vezes. Muitos integrantes do grupo "Navios Pequenos" pertencem a companhias muito mais conhecidas que grande parte dos Navios Boutuique, aparecendo nomes como Hapag-Lloyd, Silversea, Regent Seven Seas e Compagne du Ponant, algumas dessas que, inclusive, têm marcado presença no Brasil nas últimas temporadas.
Os navios pequenos também podem ser comparados a iates, porém apresentando mais opções de entretenimento a bordo. A atenção aos detalhes e a impecável qualidade no atendimento são mantidas aqui. Um bom exemplo é o Hapag-Lloyd Europa, eleito o mais luxuoso entre todos os navios pelo respeitado Guia Berlitz de 2013. Os ambientes a bordo são silenciosos, sem anúncios ou música ao vivo, e oferecem um aconchegante clima onde os passageiros podem degustar algumas  das melhores bebidas do mundo em taças de cristal. Grande parte desses navios, inclusive, não possuem os conhecidos "turnos de jantar", dando a possibilidade de o passageiro ir para o restaurante à la carte na hora que desejar.

"Uma vez nos restaurantes [do Europa], não é permitido comemorar aniversários e nem cantar, para não atrapalhar os demais passageiros. As festas particulares podem ser realizadas a bordo, mas dentro das próprias cabines. Melhor para quem deseja provar em paz os soberbos pratos preparados no navio, como caviar, carpaccio  de atum defumado e filés ao molho tártaro. Muitos deles são flambados ao lado das mesas e todos são servidos em pratos de porcelana chinesa e talheres de prata Robbe & Berking."
NAVIOS DOS SONHOS - Os 22 navios mais luxuosos dos sete mares. Editora Europa

Em 2013 a alemã Hapag-Lloyd recebeu seu mais novo navio, o Europa 2, que veio para navegar junto com seu irmão mais velho, de 1999, e ficar com o título de mais luxuoso do mundo, oferecendo ambientes mais modernos e com mais opções de entretenimento.
Além do Europa há quem diga que o Seven Seas Voyager também se destaca. Contando com ambientes luxuosos e excelente atendimento, o navio possui dimensões grandes para uma pequena quantidade de passageiros, resultando na maior área por passageiro do mercado, algo que é muito elogiado por especialistas e turistas.
Diante disso, os navios pequenos podem se encaixar no mesmo público que procura os navios boutique: Uma viagem de alto luxo com possibilidade de conhecer alguns destinos exóticos.

- Os cinco melhores Navios Pequenos segundo o Berlitz Guide 2015:
1. Europa II
2. Europa
3. Silver Whisper
4. Silver Shadow
5. Silver Spirit

Navios Médios




Os navios médios são considerados os ideais por grande parte do público que já fez cruzeiros várias vezes. Essa categoria consegue unir as diversas opções de lazer dos navios de grande porte com os ambientes mais intimistas dos navios pequenos, sem lounges imensos, filas para todos os lados e piscinas superlotadas.
Uma parte dos navios que vêm para o Brasil são de médio porte, mas nem todos chegam perto da categoria de navios de luxo ou mesmo premium. Alguns de luxo que passam por aqui durante o verão são navios da Oceania Cruises, da Seabourn Cruises, da Azamara e da Crystal Cruises. Para esses navios as companhias escolhem cruzeiros mais longos, normalmente pelo sul, passando pela Argentina, Antártida e Chile. Além desses, a oferta de navios médios, porém com preços mais acessíveis, diminuiu nas últimas temporadas, com a saída da Aida Cruises e da Ibero Cruceros, que teve dois de seus navios transferidos para a Costa.
Como a oferta de navios é muito grande isso pode acabar dividindo opiniões. Prova disso é que os leitores da "Travel + Leisure Magazine" elegeram a Crystal Cruises como a melhor companhia de cruzeiros pelo 19º ano consecutivo da revista, mas essa companhia também recebeu destaque no Berlitz Guide, tendo seus dois navios ocupando a primeira e terceira colocação dentro do segmento de navios médios, mesmo que nenhum seja considerado o melhor do mercado por ele.
Para entender melhor como são os navios médios, basta juntar o que tem de melhor nos navios pequenos com os atrativos dos navios grandes, retirando alguns incômodos provocados pela grande quantidade de passageiros a bordo.

- Os cinco melhores Navios Médios segundo o Berlitz Guide 2015:
1. Crystal Serenity
2. Crystal Symphony
3. Riviera
4. Marina
5. Asuka II

Navios Grandes



Essa certamente é a categoria que mais atrai o público em geral. Ver um navio de grande porte saindo dos principais portos do Brasil chama muito mais atenção das pessoas que estão assistindo, dando mais vontade de viajar neles.
Um pensamento muito comum é que os navios maiores são os que oferecem cruzeiros mais caros mas, no geral, o que acontece é exatamente o oposto. Nos navios grandes as companhias podem colocar preços mais baixos por receberem muitos passageiros simultaneamente, refletindo, mais uma vez, em geral, em uma qualidade de atendimento e alimentação inferiores, mas nada que torne a viagem desagradável. Por isso os passageiros dos Grandes ou Mega-Navios são normalmente grupos de amigos; famílias com crianças e adolescentes; e jovens, que preferem um ambiente mais informal e com inúmeras opções de lazer. Elas são tantas que essas embarcações são também chamadas de navios-destino, por muitos passageiros viajarem muito mais pelo navio do que pelos destinos do cruzeiro.
Devido às grandes dimensões esses navios realizam quase sempre as mesmas rotas, passando pelas maiores cidades dos países.
Atualmente o maior navio do mundo é o Allure of the Seas, mas o navio de grande porte mais luxuoso foi por muito tempo o Transatlântico Queen Mary 2, desde o seu lançamento em 2003. Esse navio mede 345 metros de comprimento, pesa 150 mil toneladas e transporta até 3000 passageiros, capacidade comum em navios com até 50 mil toneladas a menos, garantindo muito espaço e conforto. Seu principal roteiro é a travessia Southampton - Nova Iorque, Nova Iorque - Southampton, mantendo as viagens da era dourada dos cruzeiros transatlânticos e cruzeiros longos de volta ao mundo. Já o Allure concentra suas viagens no caribe com partidas semanais de Fort. Lauderdale, na Flórida. Atualmente o novíssimo Mein Schiff 3, da alemã TUI, é apontado pelo mundialmente respeitado escritor Douglas Ward (autor do Guia Berlitz) como o navio de grande porte mais luxuoso do mundo, superando o QM2 em sua avaliação.
No Brasil a oferta de navios grandes é muito ampla, com liderança para a MSC Cruzeiros, seguida da Costa Cruzeiros e da Royal Caribbean International. Essas companhias oferecem viagens com preços mais acessíveis e com clima mais informal. Os navios da MSC possuem ambientes mais luxuosos com uma boa quantidade de festas e entretenimento em geral, enquanto a Costa oferece navios com decoração mais colorida e descontraída e muita festa. A Royal Caribbean conta com o clássico Splendour of the Seas que navega no Brasil desde 2001 e passou por uma grande reforma em 2011, sendo indicado como o navio mais querido dos brasileiros. Por causa da idade ele é o menor desses concorrentes e não conta com muitas atividades a bordo, contando também com um público familiar, mas com uma quantidade maior de casais sem filhos.

- Os cinco melhores Navios Grandes segundo o Berlitz Guide 2015:
1. Mein Schiff 3
2. Queen Mary 2
3. Queen Elizabeth
4. Queen Victoria
5. Celebrity Reflection

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