sábado, 13 de maio de 2017

Pacote de bebidas nos cruzeiros: vale a pena comprar? E os Cruise Flasks?

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre Pacotes de Bebidas no MSC Seaview: As 10 principais dúvidas de vocês!

Várias pessoas me mandam mensagens perguntando se vale a pena ou não comprar um do pacote de bebidas para o cruzeiro. Em grande parte dos casos são pessoas que já reservaram a viagem mas ainda não sabem se devem ou não e como comprá-lo. Vamos falar sobre isso hoje!

Imagem: Costa
A vantagem de comprar previamente as bebidas é poder ter uma experiência parecida com a de um cruzeiro ou hotel all-inclusive, sem precisar se preocupar com quantos dólares extras você vai terminar pagando no fim da viagem depois de tomar aqueles Mojitos e Caipirinhas na beira da piscina. Mas isso não se aplica apenas a bebidas alcoólicas: refrigerantes, sucos, água engarrafada e cafés especiais precisam ser pagos separadamente.
As únicas bebidas inclusas nos navios regulares da temporada brasileira (com exceção dos all-inclusive) são a água servida em máquinas, chá, café, leite e, apenas no buffet durante o café da manhã, sucos de máquina. Porém se você quiser beber algo em um restaurante à la carte tudo será cobrado separadamente.
Pacotes da MSC (clique para ampliar)
Os pacotes de bebida podem ser alcoólicos ou não alcoólicos, o que define os preços e as faixas etárias às quais eles podem ser aplicados. Confira ao lado alguns valores de pacotes all inclusive como referência.
O preço por essa comodidade, como você pôde ver, pode parecer bem alto. Esses valores da MSC, por exemplo, são por dia e por pessoa. Pode ser que para outras pessoas seja mais interessante comprar um que só inclua as bebidas durante as refeições. Tem muitas opções, você deve escolher a que melhor atenda às suas preferências.
Algo que muitos compradores de pacotes de bebidas de primeira viagem não sabem é que esses pacotes devem ser comprados para todos os ocupantes da mesma cabine e só é permitido pegar uma bebida por vez. Então não é possível dividir o preço de um pacote e usar para todo mundo, viu gente?
Pode ser que apenas a praticidade proporcionada por esse serviço não seja suficiente para te convencer a pagar esses preços. Se você for do tipo que, independente da bebida, vá consumir poucas a bordo, realmente não vale. Mas se quiser beber nas refeições, tomar drinks, refrigerantes, cafés premium e fizer questão de água engarrafada... Aí vale. Para dar uma ideia dos preços separadamente, uma garrafa de água custa uns 3 dólares, uma cerveja ou suco sai por mais de 5 e um drink por volta de 10 dólares. Lembre-se que ainda tem a taxa de serviço de 15%, automaticamente adicionada ao valor.
As clássicas cartelas com tíquetes destacáveis para pegar bebidas estão ao pouco sendo substituídas. Hoje em dia elas estão sendo usadas mais para pacotes de cafés. Para as demais bebidas são mais comuns os pacotes fechados com consumo "ilimitado". Ilimitado entre aspas porque, para evitar que os passageiros exagerem no álcool ou que peguem bebidas para outras pessoas, as companhias costumam limitar o consumo diário e, em geral, não permitem um intervalo muito curto entre dois pedidos.
Então vale ou não comprar um pacote de bebidas? Isso depende de quanto você vai beber e o que vai beber. Não é muito fácil conseguir os valores das bebidas no site das companhias para ter uma ideia do quanto você iria gastar exatamente se comprasse cada uma separadamente, mas o site Cruise Critic, especializado em cruzeiros, recomenda que se você for consumir a partir de cinco bebidas durante o dia já vale considerar um pacote. Como os preços variam muito de acordo com a temporada, a companhia e o pacote, consulte com o seu agente de viagens ou na área de complementos para o seu cruzeiro no site da companhia quais são as opções e os valores disponíveis.

Consulte as regras da companhia que você vai viajar para ver se é permitido levar algumas garrafas de água e uma ou duas garrafas de vinho. A permissão para levar vinho é bastante comum. Para consumir sua própria garrafa em um dos restaurantes, porém, você pode precisar pagar a taxa de rolha, como acontece em terra. Se consumir na sua cabine não precisará pagar. Os vinhos inclusos nos pacotes de bebida são servidos na taça e, por ter vários tipos disponíveis, podem ser uma boa opção para quem quer harmonizar com uma carne e um peixe no mesmo jantar.
Para escolher e comprar o pacote de sua preferência você pode pagar junto com o seu cruzeiro na agência de viagens; reservar direto pelo site da companhia, na área de complementos para o seu cruzeiro; ou comprar nos primeiros dias a bordo do navio, em dólares. Se tiver reservado a sua viagem em uma agência e só depois decidir comprar o pacote de bebidas não tem problema, é só pedir para ser adicionado e fazer o pagamento.

O que os seguidores do RG Cruzeiros acham

Siga a gente no Instagram :)
Eu perguntei no Stories do Instagram se vocês recomendam ou não o pacote de bebidas. O resultado foi que praticamente todo mundo que já comprou recomenda, sim. A maioria dos que adquiriram o serviço usou para consumir bebidas alcoólicas, cafés e refrigerantes, o que tornou o investimento válido devido ao alto preço deles quando comprados separadamente em moeda estrangeira e com a taxa de serviço adicional. Uma pessoa que só tomou água e sucos disse que não valeu porque ela consumiu muito pouco. Nesse caso, para consumos eventuais, vale comprar cada uma separadamente. Um outro seguidor disse que viajou em um navio pelo Caribe e pegou um pacote de bebidas ilimitado em uma promoção mas teve que pagar pelas taxas de serviço. Então lembrem de ver antes se elas estão ou não inclusas para tomar a melhor decisão. No caso da MSC e da Costa elas já estão inclusas. Outra pessoa achou que os pacotes valeram mais a pena durante os dias de navegação. Como não é possível comprar para dias selecionados, vale comprar a bordo depois do primeiro dia da viagem ou esperar chegar o primeiro dia de navegação (se tiver). Fazendo isso você só irá pagar a partir daquele dia.

Cruise Flasks

Imagem: Divulgação
Eles já são velhos conhecidos dos passageiros e, principalmente, das companhias de cruzeiros: os Cruise Flasks. Qualquer pessoa pode comprar facilmente esses produtos, que por um bom tempo foram a solução mágica para levar bebidas para dentro do navio sem ser flagrado. Eles são basicamente garrafas de plástico transparentes que não são detectadas por raio-X e podem ser reutilizados.
A pergunta é: devo ou não usar? A resposta é bem óbvia: não deve. Isso é algo proibido, você estará infringindo um termo assinado durante a compra do cruzeiro. É certo que ninguém vai ser preso por causa disso, mas as companhias estão conseguindo detectar mais facilmente a presença de líquidos nas malas, o que está diminuindo a eficácia dos Flasks. Cada vez mais uma porcentagem maior de malas são flagradas nas inspeções e os passageiros chamados pela segurança do navio para abri-las e ter as bebidas apreendidas. Se a mala não estiver com cadeado você já irá receber ela em sua cabine sem as bebidas e com uma carta explicando que os itens foram confiscados porque são proibidos de entrar dessa forma no navio. É um processo relatado como constrangedor, apesar de já saber previamente que poderia dar errado.
Uma solução para as pessoas que não querem pagar tão caro pelas bebidas e também não querem dar uma de traficantes de álcool é consumir apenas as bebidas inclusas no buffet e deixar para ir a aos bares com os amigos e familiares apenas nos portos. É uma solução válida! Mas lembre que se você comprar uma garrafa de vinho (ou o que quer que seja) em terra, ela será guardada pela tripulação e devolvida apenas no último dia do cruzeiro. Também não exagerem em terra porque o navio tem hora para partir. Boa viagem!

Copyrigh© RG Cruzeiros. All rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra

31 comentários:

  1. Nem acreditei quando vi no seu insta que tinha acabado de sair uma publicação sobre pacotes de bebidas hahaha reservei um cruzeiro no msc preciosa e estava com essa indecisão. Valeu mesmo! Mas fiquei com uma dívida. Eu tenho um filho de menor que vai viajar comigo e estou querendo pegar um pacote com bebidas alcoolicas para mim e pra minha esposa. Como fica essa questão de ter que comprar para todos da mesma cabine se ele não pode beber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João!
      Que bom que te ajudou! Muito boa a sua pergunta, eu esqueci de colocar isso no texto. Se o seu filho tiver mais que três anos vocês vão ter que comprar o que eles chamam de "versão infantil do pacote", não incluindo bebidas alcoólicas. Se ele tiver menos que três anos não é preciso comprar, mesmo estando na mesma cabine.
      Boa viagem!

      Excluir
    2. Perfeito. Obrigado mais uma vez!!

      Excluir
  2. Muito boa sua matéria
    Eu sou adepto da última solução. Preferimos fazer nossos happy hours em terra porque no navio é caro demais. Com certeza não é tão pesado para um americano que paga em dólares, mas quando a gente converte para reais com as taxas fica caro demai. Mas se for comprar tudo a bordo o pacote é mais vantajoso mesmo. Fica muito caro, mas menos absurdo que comprar a parte.
    Carlos
    Abç

    ResponderExcluir
  3. Não entendi a questão de ser obrigatório para todos. E se uma pessoa beber e a outra não? Ela é obrigada a pagar por algo que não vai consumir? Isso não é um abuso absurdo? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a compra do pacote de bebidas é para todos da mesma cabine. Todos que estiverem nela vão precisar pagar pelo mesmo pacote de bebidas. Se for um pacote alcoólico os menores de 18 anos terão que ter um pacote não alcoólico. Não acho justo também mas é para evitar as pessoas comprarem um pacote e as quatro, por exemplo, ficarem consumindo pagando apenas por um.

      Excluir
  4. Gostei muito da sua matéria, me esclareceu bastante! Não sou muito de ingerir bebidas alcoólicas pois sou fraca, mas penso em adquirir o pacote de bebidas (brindiamo da Costa) devido também aos cafés e chocolates quentes que constam no cardápio, pois imagino ser bem caro a bordo. Uma dúvida, as bebidas dos pacotes também servem para serem utilizadas nas festas que ocorrerem? (festa do comandante e do branco)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou! Sim, você pode pegar as bebidas em qualquer bar ou restaurante do navio, independente de estar acontecendo ou não um evento desses. Boa viagem!

      Excluir
  5. Uma outra duvida. É melhor pagar a conta no MSC em espécie ou cartão de crédito internacional? É possível pagar uma parte em dinheiro e outra em cartão, caso o dinheiro não seja suficiente para o total das despesas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio!
      Com cartão de crédito sai mais caro por causa do IOF e ainda fica sujeito à cotação do dólar no dia que fechar a conta. Você poderá completar, caso necessário para fechar a conta, com um cartão de crédito.
      Boa viagem!

      Excluir
  6. No pacote All inclusive comprado à bordo é cobrado mais 15% de serviço? Pois comprando antecipado não tem essa cobrança de serviço. Existe diferença de preço de antecipado com a compra do pacote dentro do navio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio!
      Tanto em terra quanto a bordo a taxa de serviço é cobrada. Comprando em terra, no entanto, o pagamento pode ser parcelado e em reais. Já a bordo é somente em dólares (à vista) e varia de acordo com o câmbio.
      Boa viagem!

      Excluir
  7. Estou com uma dúvida,quanto é pacote de bebida quando você compra abordo do Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Existem diversas opções de pacotes alcoólicos e não alcoólicos com diferentes preços. Você pode escolher e comprar na área MyCosta, no site da Costa Cruzeiros com o seu número de reserva; a bordo do navio; ou com seu agente de viagens.
      Boa viagem!

      Excluir
  8. olá,
    fechei meu cruzeiro agora pra março de 2018 com o sistema all inclusive, minha duvida é?: eles dão a pulseirinha para os que compraram o all, dos que vão comprar os tickets? eu fechei o light, posso usar as bebidas do frigobar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Não tem pulseira, isso vai estar salvo no seu Cruise Card (o cartão que abre a porta da sua cabine e também é usado para fazer compras a bordo)
      Os pacotes variam de acordo com a categoria e a companhia, confira o que está incluso no seu para saber se também está o minibar. Mas muito provavelmente, não :)
      Boa viagem!

      Excluir
  9. Boa noite, depois que é fechado o pacote é que podemos comprar separado o pacote de bebidas. Não estou conseguindo diferenciar o pacote de alcoolicas e nao alcolicas.

    ResponderExcluir
  10. boa tarde,
    Estou querendo saber sobre o pacote que vem 18 tickets de bebidas alcoolicas e não alcoolicas, pensei em pegar este pois não consumo muita bebida,vale a pena? Diz ter coquetéis incluídos de ate 8 dolares, sabe qual o valor mais ou menos dos coqueteis e do milkshake?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Com esses tickets você vai conseguir comprar os milkshakes e praticamente todos os drinks.
      Boa viagem!

      Excluir
  11. Rodrigo, boa tarde.

    Tenho uma duvida em relação aos pacotes de bebidas disponíveis na MSC, pois irei fazer uma viagem no próximo dia 11/12 e ainda não me decidi por qual pacote adquirir.
    Eu consumo bastante bebidas alcoólicas (cerveja e whisky), quais desses pacotes me atenderiam melhor (PACOTE EASY / PACOTE PREMIUM / PACOTE PREMIUM PLUS) e quais as vantagens e desvantagens, pois gostei muito do "Premium e Premium Plus", mas não tenho muita noção e preciso de uma luz pra poder definir logo.

    Att,

    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno!
      O pacote de bebidas é uma escolha muito pessoal, depende do que você achar melhor de acordo com as suas preferências. Embaixo de cada um tem a descrição dos tipos de bebidas que estão inclusos. Lembre que o pacote deverá ser comprado para todos na mesma cabine. Se tiver um menor de idade, terá que comprar um pacote não alcoólico para ele.
      Boa viagem!

      Excluir
  12. Opa...Obrigado pelo retorno Rodrigo!!!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oie, eu e meu marido vamos de MSC poesia em janeiro/2019. Compramos o pacote easy com a seguinte descrição:"
    Consumo ilimitado de todas as bebidas com preços até $5 dolares ! Saboreie a liberdade de satisfazer a sua sede a qualquer momento com uma uma seleção dedicada de vinhos da casa em taça, chope (Skol* ou Heineken* dependendo do itinerário do navio), bebidas destiladas e coquetéis, coquetéis sem álcool, refrigerantes e sucos de frutas em copo, garrafas de água mineral, bebidas quentes clássicas (café expresso, cappuccino, caffe latte, chá quente) e delícias de café e chocolate. Você pode aproveitar esta oferta e consumir os itens do seu pacote em todos os bares a bordo, buffets self-service e restaurantes, exceto restaurantes de especialidades. " Mas estou super confusa agora depois de olhar alguns cardápios de bebidas na internet. Tudo é mais que $5. Liguei na MSC e a atendente disse que vai ter bebidas destiladas e vinho, mas aí seria de valor doferedifere para podermos usar no pacote. Estou com medo da descrição não bater com a realidade dentro do navio. Você tem alguma ideia como funciona nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpa a demora para te responder. Estou com alguns cardápios do MSC Seaview e tem, sim, bebidas abaixo abaixo desse preço. Principalmente por 4,90 dólares.
      Com esse limite você vai poder comprar alguns vinhos na taça, cervejas, bebidas sem álcool... enfim, tem umas opções legais disponíveis. Se quiser que eu te mande foto desses cardápios me chama lá no Instagram Direct!

      Excluir
    2. Boa tarde, Mariana e Rodrigo.
      Mariana, estou olhando esse mesmo pacote para comprar para o Cruzeiro Dezembro/19.
      Só que estou na duvida se o valor de 770,00 é por dia ou pelo periodo total.
      Vc sabe me dizer?

      Excluir
  15. Oie, o pacote é R$770 para os sete dias. R$110 por dia.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria que alguém me ajudasse a esclarecer uma dúvida, vou fazer um cruzeiro pro caribe com a MSC saindo de Miami e vou ter 19 anos na data da viagem e queria saber se vou poder tomar bebidas alcoólicas durante a viagem, agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Como você vai partir de Miami e a idade mínima para consumir bebidas alcoólicas lá é de 21 anos, você não vai poder nem comprar nem consumir. Fora dos EUA e Caribe a idade mínima é de 18 anos nos navios da MSC

      Excluir