segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Cruzeiros e portadores de necessidades especiais


Seja por idade, doença, nascença ou acidente, depender de uma cadeira de rodas para se locomover traz algumas dificuldades ao dia a dia. Porém, superando essas limitações, o número de pessoas com necessidades especiais (incluindo visual e auditiva) que viajam anualmente em cruzeiros é bastante expressivo e crescente! Mas será que os navios estão prontos para recebê-los? Com a ajuda do Berlitz Cruising & Cruise Ships 2015 e de várias pesquisas, vamos abordar esse ponto muito importante, porém pouco analisado.

Um cruzeiro, como já vimos aqui, é considerado a melhor opção para quem viaja sozinho e, do mesmo modo, podemos considerar que é uma das melhores opções também para quem possui algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção, o que fica claro pelos navios de alto luxo lotados de idosos, inclusive com suas bengalas, andadores ou Scooters (aqueles carrinhos elétricos).
Desde o começo dos anos 2000, principalmente, as empresas de cruzeiro vêm fazendo grandes adaptações nos seus navios para atender às mais diversas necessidades dos seus passageiros, incluindo, por exemplo, elevadores para entrar na piscina, como em alguns navios da Celebrity Cruises; rampa ligando a piscina aos botes salva-vidas, no Hapag-Lloyd Europa; e cabines acessíveis para cadeirantes, com espaço suficiente para manobras, rampa para entrar na varanda, um amplo banheiro adaptado e espaço para guardar a cadeira de rodas ou o Scooter, que não podem de forma alguma ser deixados no corredor. O ideal é reservar uma cabine adaptada pois uma convencional é muito complicada para se locomover e, diante disso, as companhias podem vir a permitir que apenas passageiros que estiverem em uma cabine adaptada ou em uma suíte embarquem com um Scooter, pois apenas nelas seria possível guardar o veículo. Note que geralmente as companhias não permitem o embarque de Segways.
"Caso você tenha limitações motoras ou possui qualquer tipo de dificuldade física, isso inclui deficiência visual ou auditiva, fale para a companhia de cruzeiro ou seu agente de viagem na hora da reserva [através de um formulário de necessidades especiais]; caso contrário, você poderá legalmente ser proibido de embarcar pela companhia de cruzeiro."
WARD, Douglas - Berlitz Cruising & Cruise Ships 2015
É importante dizer que o próprio passageiro precisa levar a sua cadeira de rodas, já que as disponíveis nos navios são usadas para emergências hospitalares ou para o embarque e desembarque, se necessário. Caso não seja possível levar a sua, consulte empresas de aluguel de cadeiras de rodas e Scooters, que entregarão o aparelho diretamente no navio, como a Special Needs Group (http://www.specialneedsatsea.com/) ou a Care Vacations (http://www.carevacations.com/), ambas recomendadas pela Royal Caribbean.
Quando for reservar o cruzeiro preste atenção se o itinerário inclui escalas em cidades que não têm porto, sendo feito o desembarque através de tenders, que são lanchas do navio também usadas como botes salva-vidas, até um píer. Se o mar estiver calmo, a entrada e saída deles são fáceis e rápidas, mas se o mar estiver mais agitado o processo pode ser difícil até mesmo para uma pessoa sem necessidades especiais, o que leva as companhias a adicionarem nos sites que "os itinerários podem sofrer alteração sem aviso prévio", já que o capitão e as autoridades portuárias decidem se o desembarque é seguro. Por isso há chances de na hora não ser considerado seguro o transporte de um cadeirante nesses destinos, então vale optar por cruzeiros com mais paradas em locais onde o navio fique atracado no porto.

Para pessoas sem audição ou com apenas parte dela, várias companhias possuem aparelhos que permitem saber quando alguém bate à porta, quando o telefone está tocando ou quando o alarme toca. Além disso, navios da Crystal Cruises e da TUI Cruises possuem fones de ouvido nos teatros para quem tem a capacidade auditiva reduzida. É recomendado que viajem acompanhados de pessoas com audição normal.
No caso de pessoas com problema de visão total ou parcial, é necessário que elas estejam acompanhadas de uma pessoa com todas as capacidades motoras e sensoriais na mesma cabine. Algumas companhias, como a Cunard, permitem que uma pessoa deficiente visual embarque  com seu cão-guia, que deverá ficar sob os cuidados do dono e dormirá na mesma cabine. Para isso é necessário avisar no momento da reserva. Vale dizer que certas cidades ou países não permitem o desembarque com o cão sem documentos e certificados de saúde do animal. Por fim, mas não menos importante, vários navios utilizam código Braile nos elevadores e cabines.

A facilidade oferecida pelos navios, sem precisar enfrentar os obstáculos das cidades mal planejadas, faz com que o carpete liso e as espaçosas áreas públicas conectadas por elevadores permitam que o cadeirante tenha uma liberdade enorme de ir para onde quiser e quando quiser em quase todo o navio.
É muito comum ver pessoas com andadores, bengalas e cadeiras de rodas a bordo; existem atividades diversas para todo mundo, desde simuladores de queda livre a uma partida de baralho ou degustação de vinhos.
Mas é importante que o cadeirante embarque acompanhado de uma pessoa que esteja junto em qualquer momento que for necessário pois mesmo que a tripulação ajude bastante no que for preciso, eles não podem prestar assistência total e em alguns momentos ele poderá precisar de ajuda, como no restaurante buffet, por exemplo.
Se você é portador de alguma necessidade especial ou tem algum parente ou amigo que tenha medo de viajar  por conta de limitações físicas, um cruzeiro é definitivamente uma excelente opção! Além de ser um ambiente reconhecidamente acolhedor, os navios estão mais prontos que nunca para recebê-los. Nunca deixe de viajar!

Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra.

3 comentários:

  1. OI! Sou leitora há um bom tempo, inclusive comentei na publicação de enjoo nos navios que segui as suas dicas e amei meu primeiro cruzeiro! Com a correria do dia a dia a gente termina sem pegar um tempo para comentar, mas as suas publicações são muito prazerosas de se ler e mais uma vez quero elogiar a completude do seu conteúdo, abrangendo todas as pessoas e da mais respeitosa forma ajudando desde quem não sabe nada sobre os cruzeiros a até uma ampla análise de mercado. Certamente o site de cruzeiros mais íntegro do Brasil! Obrigada por produzir este tipo de conteúdo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário, Ana Cristina! Para todo mundo que produz conteúdo na internet essa é a melhor recompensa possível! :)

      Excluir
  2. Parabéns Rodrigo, pela riqueza de detalhes e conteúdo desta matéria, a qual me cativa a pesquisar para fazer a travessia pelo Atlântico e costear a África, uma vez que já fiz a costa europeias pelo Mediterrâneo. Mantenha este entusiasmo e foco, pois suas dicas são muito esclarecedoras para quem está buscando uma viagem de navio. Parabéns pelo convite da Costa Cruzeiro, eles souberam reconhecer o valor do seu Blog. Feliz Natal.

    ResponderExcluir