sábado, 1 de outubro de 2016

Conheça a Europa gastando pouco: Cruzeiros de travessia atlântica!

Quase 60 anos depois do fim da era dos transatlânticos, a magia de passar dias em alto-mar entre dois continentes ainda atrai uns e assusta outros. Depois de acontecer o primeiro voo comercial entre a América do Norte e a Europa, na década de 60, os transatlânticos foram rapidamente sumindo, restando agora apenas um em operação. Saiba mais clicando aqui.

Atualmente vivemos o auge dos navios de cruzeiro, caracterizados como navios-destino, que oferecem uma infinidade de opções de entretenimento a bordo e os mais variados itinerários. No começo e fim das temporadas de verão ou inverno nos dois hemisférios do planeta, muitos navios mudam de cenário, precisando em muitos casos atravessar um oceano para chegar ao seu novo local de cruzeiros. Praticamente todos os navios que operam aqui no Brasil chegam a partir da Europa, com a exceção do Norwegian Sun, que virá dos EUA. As viagens com direção à América do Sul acontecem entre novembro e dezembro e a volta para o velho continente entre março e abril, oferecendo grandes oportunidades de economizar um bom dinheiro ao conhecer vários países.

Porque você deve considerar um cruzeiro de travessia atlântica
Esses cruzeiros, por serem viagens de reposicionamento, costumam ter preços proporcionalmente bem mais baixos que os dos roteiros disponíveis durante a temporada local. O motivo disso é que, cheio ou vazio, o navio vai de qualquer forma precisar realizar a viagem no começo e fim da temporada, fazendo com que as companhias ofereçam bons preços e promoções para os passageiros.
Imagem: Costa Cruzeiros
Caso você escolha fazer o roteiro Europa - América do Sul será necessário pegar um voo até o local de embarque, podendo, em alguns casos, ser incluída também a parte aérea no valor do cruzeiro. Os principais  portos de embarque lá são Veneza, Savona e Gênova, na Itália; Barcelona, na Espanha; Hamburgo, na Alemanha; e Marselha, na França. A volta, nos primeiros meses do ano, tem Buenos Aires, na Argentina, Santos, Rio de Janeiro e Salvador como principais pontos de partida, sendo também os principais destinos de chegada na vinda; e os mesmo portos europeus são os principais de desembarque. A volta para o Brasil também tem que ser de avião.
A viagem inclui escalas em vários portos brasileiros, como Búzios, Ilhabela, Ilhéus, Salvador, Maceió e Recife antes de passarem cinco dias navegando em direção às ilhas oceânicas europeias, que ficam na costa da África. Depois de chegar ao continente, os navios passam normalmente por algumas cidades de Portugal, Espanha, França e Itália, totalizando por volta de 15 a 20 dias de viagem.
Além de não ter que enfrentar as chatas, longas e cansativas viagens de avião duas vezes, o navio leva o seu hotel e restaurantes com você em todas as cidades e países que visitar, ou seja, não precisa pegar trens ou táxis; nem fazer/ desfazer as malas e realizar check in/ out em cada nova cidade; e sem gastar fortunas com hospedagem e alimentação para todos os dias da viagem. Quando for descer nas cidades você poderá explorar por si próprio, pagar por uma excursão do navio ou reservar excursões pela internet ou agências de viagem, uma opção muito mais barata em comparação às oferecidas pelos navios e que, inclusive, vão buscar os passageiros no porto. Apesar de ter uma vantagem no preço, essas excursões não têm a segurança das compradas a bordo, que garantem a espera do navio caso, por qualquer motivo, ocorra um atraso na volta. Lembre que os navios, assim como os aviões, têm uma hora para sair, então não vá longe demais sem calcular o tempo de volta.

Uma viagem de travessia atlântica, porém, pode não ser a melhor opção para os marinheiros de primeira viagem menos aventureiros. É sempre bom antes fazer um mini cruzeiro como uma "amostra grátis" (porém paga) de como é viajar de navio. Isso é importante não só para ver se não enjoa, mas também para conhecer como é a vida a bordo e se realmente vai valer a pena pagar para passar mais de duas semanas viajando dessa forma.

Um lado negativo de fazer um cruzeiro de travessia com o objetivo de conhecer os destinos é que o navio fica menos de um dia atracado nos destinos, chegando normalmente pela manhã e partindo no fim da tarde. Para quem embarca com aquela ideia de estar em um resort, buscando aproveitar toda a estrutura dele e vendo os destinos como um bônus da viagem, é perfeito! Já para quem vai em busca de conhecer as cidades, o pouco tempo em terra pode ser frustrante. Mas sabe por que vale a pena? Porque dá para conhecer várias cidades, ver a que mais gosta e depois voltar de avião para se hospedar nela e de fato viver o local por alguns dias.

A facilidade, estrutura, segurança, as mordomias e o baixo custo oferecidos pelos navios fazem com que essa seja uma opção interessante para quem quiser conhecer um pouco da Europa. Existem outras opções de travessia, como da Europa para os Estados Unidos, na mesma época dos fins e começos de temporadas no Brasil. Para conhecer os itinerários e conferir os preços das opções disponíveis para o fim de 2016 e começo de 2017, clique nos seguintes links:

Costa Cruzeiros
Fora os roteiros passando por aqui, também tem disponíveis os para o Caribe

MSC Cruzeiros (em "Destino" selecione MSC Grand Voyages)
Fora os roteiros passando por aqui, também tem disponíveis os para o Caribe e Oriente Médio

Pullmantur/CVC
Para ver a travessia Europa - Brasil, acesse o site da Pullmantur
Para ver a travessia Brasil - Europa, acesse o site da CVC (clique em "Itinerários e Saídas" abaixo da foto do navio)

Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário