quarta-feira, 1 de março de 2017

O que levar para um cruzeiro?

Um grande problema, principalmente para as mulheres, é saber quais roupas levar para a primeira viagem de navio. As principais companhias que estão operando atualmente nos nossos mares são a MSC, Costa, Pullmantur e Norwegian, então vamos agora saber o que vocês, marinheiros e marinheiras de primeira viagem, precisam e não precisam levar para o seu cruzeiro em qualquer uma dessas empresas!

Tanto para uma viagem de avião quanto de navio é preciso que você vá prevenido levando uma bagagem de mão com seus itens essenciais. Leve fora da sua mala seus documentos (não é necessário o passaporte para cruzeiros no Mercosul), cartões de crédito, dinheiro, remédios, vouchers, carregadores, notebook, câmera, desodorante, absorvente, escovas de cabelo e de dente e uma muda de roupa. Isso é importante porque você não vai embarcar com as suas malas, apenas com a bagagem de mão. As malas são entregues no terminal com a identificação da cabine, passam pela segurança do navio e depois são deixadas na porta da sua cabine. Esse processo pode demorar um pouco, então tendo uma roupa na sua sacola de mão você já vai poder tomar um banho assim que as cabines forem liberadas, mesmo se as malas ainda não tiverem chegado.
Na última noite da viagem você terá que colocar na frente da porta da sua cabine as suas malas devidamente fechadas e identificadas com a etiqueta que eles deixam em cima da cama. Mais uma vez lembre de deixar na cabine as coisas que você precisará usar antes de dormir (se for dormir) e na manhã seguinte. No dia do desembarque leve tudo na bagagem de mão.

Se estiver levando algum eletrônico com o novo conector brasileiro, de três pinos, você precisará de um adaptador para o padrão antigo, com dois pinos. Os conectores americano e europeu também são compatíveis.

Faça uma lista com o que precisa levar e vá riscando quando guardar. Sempre que lembrar de algo escreva logo, isso torna a arrumação bem menos estressante. Comece anotando: saco para colocar roupas sujas, pasta de dente, boné, roupa branca para a festa do branco, perfume.... Vá listando e depois riscando.

Por estarmos falando de companhias com navios "Standard", ou seja, não são de alto luxo, as roupas usadas no dia a dia são bastante informais, o mais confortável possível. Sandálias, shorts, calças jeans e camisetas são o traje adequado durante o dia. Na área da piscina use o seu biquíni ou sunga normalmente, mas quando for voltar para a área interna vista uma roupa já que, assim como em um hotel, nem todo mundo que você encontrar nos elevadores e corredores terá vindo da piscina.

Você não precisará levar toalha de banho, de mão ou para a piscina e praia (se precisar de uma para usar em terra eles oferecem sem custo extra). Deixe em casa também sabonete e shampoo, lençóis e secador de cabelo - na sua penteadeira você encontrará um secador. Uma dúvida frequente é quanto a poder ou não levar chapinhas ou pranchas de cabelo: pode sim, só não pode levar ferro de passar roupas. Não é permitido embarcar com bebidas alcoólicas e objetos ou produtos perigosos ou ilegais e que produzam fogo ou fumaça, sendo esses confiscados nas inspeções. Se comprar um vinho ou qualquer outra bebida alcoólica em uma das lojas do navio ou em terra ela será guardada e só entregue no último dia da viagem. Não é permitido comprar uma garrafa nas lojas Duty Free e consumir a bordo.
Em todos os navios não é permitido levar a bordo alimentos não industrializados ou fora das suas embalagens originais lacradas. Apesar de ser uma prática relativamente comum, não pegue frutas no buffet para comer quando desembarcar em um porto, principalmente se estiver indo para outros países fora da América do Sul. Isso é estritamente proibido em diversos lugares porque vegetais de outros países podem trazer sérios riscos à agricultura local.
Todos os cruzeiros, incluindo os mini cruzeiros, contam com pelo menos uma noite de gala (as viagens de até cinco noites costumam ter um e os de uma semana, dois). A participação não é obrigatória, mas é bem legal vestir trajes formais para assistir a um show no teatro, tirar uma foto com o comandante e participar de um jantar especial com uma taça de champanhe. Se não quiser usar paletó e gravata, como é tradição, você pode vestir camisa, calça e sapato sociais, sem problema algum. Mas se preferir continuar com sua sandália você pode ir para o restaurante buffet, que fica aberto para quem curte se vestir informalmente e fazer uma refeição mais rápida. Essa é, inclusive, uma hora excelente para aproveitar a piscina e as jacuzzis, já que elas ficam praticamente vazias! Para jantar nos restaurantes à la carte, quando não for o jantar de gala, procure sempre colocar uma roupa um pouco mais arrumada, como você se veste para ir jantar em um restaurante em terra.

No Costa Fascinosa: 1 armário com prateleiras e 2 com cabides
Mesmo com diversão e comida o dia todo tem pessoas que não perdem o foco e frequentam a academia do navio regularmente. Para vocês, não esqueçam de levar uma roupa apropriada e o seu tênis: não é permitido usar a academia sem um calçado adequado. É bom embarcar com eles nos pés para não ocupar tanto espaço na mala.

Em momento nenhum eu falei em limite de bagagem. É porque podemos dizer que não existe... Para dizer que tem, as companhias costumam estabelecer 90kg de limite. Mas lembre que as cabines não são grandes, apenas as suítes oferecem espaçosas áreas para bagagens, então leve em consideração que tudo vai ter que caber em uma área que pode ter apenas 11 metros quadrados - contando com o banheiro!

Dúvidas? Faltou dizer alguma coisa? Deixe seu comentário aí embaixo!

Copyrigh© RG Cruzeiros. All rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra

11 comentários:

  1. Rodrigo, boa noite. Parabéns pelo site! Mas fiquei com uma dúvida: os cruzeiros daqui do Brasil possuem dois horários de jantar também? Ano passado fui ao da Disney e tínhamos que agendar com antecedência.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ana Paula!
      Sim, você precisa escolher um dos dois turnos de jantar: um mais cedo com show depois ou o mais tarde com show antes. Essa escolha pode ser feita durante a reserva, no site da companhia após a reserva, com o agente de viagens ou você pode mudar de turno, se quiser, a bordo do navio diretamente com o maître do restaurante (se tiver lugares disponíveis)
      Boa viagem!

      Excluir
  2. Ok, muito obrigada! Estou pensando em fazer na minha lua de mel, em novembro. Você recomenda? Comunicando esse evento, sabe dizer se a MSC possui algo diferenciado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cruzeiro é sempre uma boa ideia! A MSC tem disponíveis pacotes para momentos especiais que podem ser reservados e adicionados ao cruzeiro, porém com custo adicional. Veja as opções aqui:
      https://www.msccruzeiros.com.br/pt-br/Guia-do-Cruzeiro/Aprimore-sua-viagem/Pacotes-Momentos-Especiais.aspx

      Excluir
  3. TENHO UMA DUVIDA NO MEU CASO SAO 2 ADULTOS E 3 CRIANÇAS MAIS LA SO DA 2 ADLTOS E 2 CIRANCAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Existem opções de suítes familiares e cabines conjugadas. Essas últimas têm uma porta que as interliga, permitindo acomodar as 5 pessoas.
      Boa viagem!

      Excluir
  4. Olá boa noite gostaria de saber como funciona para quem é fumante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Em geral é permitido fumar no cassino, em um bar especificou ou em determinada parte do deck superior, mas é preciso prestar muita atenção às sinalizações e ler as regras de cada companhia para saber onde é permitido fumar.
      Tópico bastante importante, inclusive. Obrigado pela sua pergunta, vou escrever uma publicação sobre isso!
      Boa viagem!

      Excluir
  5. Para almoço tem de fazer reserva?
    Obrigado Zilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zilmar!
      Não é preciso, mas se você for pra um restaurante à la carte de especialidades pode ser recomendado ou até mesmo necessário, pois pode lotar.
      Boa viagem!

      Excluir