quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Dúvidas sobre o primeiro cruzeiro ‹ P&R #1 ›

Os marinheiros de primeira viagem têm muitas dúvidas antes de embarcar, o que é normal já que um cruzeiro é uma experiência completamente diferente de qualquer outra viagem. Eu estou sempre recebendo perguntas de vocês, o que termina formando um  banco de questões muito interessante que pode ajudar ainda mais pessoas. Por isso eu resolvi aproveitar essas perguntas e criar uma série chamada de Perguntas e Respostas ‹ P&R › com o objetivo de trazer respostas para dúvidas que podem ser as mesmas de muitas pessoas e para compartilhar curiosidades. Para essa publicação, a primeira da série, eu selecionei quatro perguntas que são especificamente direcionadas a quem nunca fez um cruzeiro. Você pode usar o espaço de comentários, o e-mail (que está na direita da página) e o Instagram Direct para mandar qualquer dúvida que tiver. As melhores vão ser salvas para postagens futuras e, por questões de privacidade, o nome do autor da pergunta não será divulgado. Agora vamos para as perguntas e respostas:

Como é fazer um cruzeiro?
Uma viagem "normal" (por terra ou ar) é muito diferente de um cruzeiro, principalmente de acordo com o tamanho do navio.
Vamos imaginar que você vá viajar de carro, ônibus ou avião para um destino. Em uma viagem "normal", como essa, os atrativos dela estão todos no destino para onde você vai viajar, ou seja, o que você vai fazer na cidade. Acredito que quase ninguém vai viajar para uma cidade sonhando com a viagem de carro ou avião e pensando em ficar no hotel o tempo todo, né? Aí você pode dizer: "mas eu tenho vontade de viajar até a cidade X só para me hospedar no Resort Y e aproveitar toda a infraestrutura de restaurantes, piscinas, bares e atividades que ele oferece. Para mim pouco importa onde ele foi construído."
É aí que começamos a nos aproximar da ideia do que é um cruzeiro. O resort  (ou seja, o navio) é o seu principal destino de viagem, com a vantagem de também ser o seu meio de transporte. Por isso a escolha do navio é incomparavelmente mais importante em um cruzeiro do que a escolha do hotel em uma viagem por terra.
Isso explica porque o tamanho do navio influencia tanto na experiência da viagem como um todo. Os navios de pequeno porte, e principalmente os navios boutique, oferecem cruzeiros mais parecidos com as viagens por terra. Por serem menores, as atrações a bordo são bastante limitadas, mas ao mesmo tempo isso permite que eles cheguem a destinos exclusivíssimos onde um navio de grande porte não consegue sequer chegar perto. Esses destinos únicos são o principal atrativo da viagem; não o navio. Um exemplo são os cruzeiros de expedição, que já foram assunto de uma publicação. Já os navios de grande porte oferecem uma estrutura como a de um resort (ou uma cidade), sendo eles a principal atração da viagem. É por isso que eles são chamados de navios-destinos, já que são capazes de manter os passageiros entretidos durante a viagem inteira mesmo se não descerem em nenhum porto.

Reservei uma cabine, não uma suíte. Ela tem banheiro?
Banheiro no Costa Fascinosa
Os navios possuem basicamente quatro tipos de acomodações: cabine interna (sem vista para o mar), cabine externa (com uma janela), cabines externas com varanda e as suítes. Cada categoria tem suas subdivisões. O que acontece é que todas as cabines e suítes têm pelo menos um banheiro. O nome suíte é usado apenas para diferenciar as maiores e mais luxuosas cabines do navio, que chegam a ter vários quartos, banheiros, varandas imensas, sala, bar, hidromassagem e até piano. Então não se preocupe, mesmo não sendo chamada de suíte, a sua cabine vai, sim, ter um banheiro só para você.

O que tem na cabine? Tenho que levar lençol e toalha?
Falando de forma geral e incluindo as cabines internas, externas e com varanda, você encontrará guarda-roupas, cofre, penteadeira com secador de cabelo, frigobar, televisão e banheiro com sabonete, shampoo, toalhas de banho e de mão.
As cabines podem acomodar até quatro pessoas. Existe a opção de ter uma cama king size ou pedir para separar, transformando em duas camas de solteiro. A terceira e quarta camas podem ser um sofá-cama ou aquelas camas que saem da parede.

Eu tenho que descer em todos os portos ou posso ficar no navio? Tenho que pagar se quiser desembarcar? O que é desembarque com tender? Quando tenho que voltar para o navio?
Desembarque com tenders do MSC Orchestra em Búzios
Como nós vimos, muitas pessoas fazem um cruzeiro pensando no navio, não nos destinos (eu, por exemplo). Tem tanta coisa para fazer no navio que pouco importa para onde ele vai!  Por isso vários passageiros preferem não descer, aproveitando o navio enquanto ele está praticamente vazio. Mas se quiser desembarcar você não vai precisar pagar nada a mais por isso, já está tudo incluso no valor do cruzeiro. Algumas cidades, como Fortaleza, Recife, Maceió, Salvador, Ilhéus, Rio de Janeiro, Santos, Itajaí, Montevideu e Buenos Aires, possuem um porto onde os navios podem atracar e os passageiros descem pela escada direto para a terra. Já Búzios, Ilhabela, Ilha Grande, Angra dos Reis, Cabo Frio, Portobelo e Punta del Este não têm um porto, apenas píeres onde os passageiros desembarcam através de lanchas. Essas lanchas do próprio navio são chamadas de tenders, sendo também usados como botes salva vidas. Em uma situação dessa o desembarque é mais demorado, então as companhias entregam fichas com números para organizar a saída. Os passageiros que tiverem uma excursão reservada com o próprio navio terão preferência para desembarcar, já os demais deverão esperar seu número ser chamado nos alto falantes ou simplesmente esperar todos serem chamados e desembarcar quando quiser.
A hora de partida que tem dizendo no itinerário do cruzeiro é a partida do navio, você não vai poder ficar na cidade até essa hora. Ao descer do navio você verá uma placa com o "Todos a bordo" dizendo a hora máxima de retorno. Se chegar depois dessa hora você não será proibido de embarcar, mas não se atrase porque chegando a hora de partir o comandante decidirá se dá ou não para esperar um pouco por passageiros que ainda não tenham voltado. Como os aviões, os navios também precisam cumprir horários.

Copyrigh© RG Cruzeiros. All rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra

2 comentários:

  1. Muito obrigada pelo texto, Rodrigo! Farei um Cruzeiro em breve e seu blog me ajudou bastante!

    ResponderExcluir