sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O que aconteceu com o Costa Concordia 4 anos depois do naufrágio


No último dia 13 de janeiro o acidente com o navio de cruzeiros Costa Concordia completou quatro anos. Na sexta-feira 13 de janeiro de 2012 o navio italiano bateu em rochas submersas depois de uma manobra arriscada feita pelo comandante Francesco Schettino (condenado a 16 anos de prisão) naquela primeira noite do cruzeiro que tinha acabado de partir do porto de Civitavecchia. Com a batida, um rasgo de mais de 70 metros de comprimento se abriu no casco do navio, que estava com mais de 4 mil pessoas a bordo, fazendo com que milhões de litros de água entrassem a uma velocidade incontrolável, iniciando o fim trágico da viagem.
Da batida com as rochas até soar o alarme de emergência geral para abandonar o navio uma hora se passou, quando a embarcação já estava bastante inclinada, dificultando o processo de evacuação dos passageiros e tripulantes que já estavam embarcando nos botes por conta própria, mesmo sem as ordens do capitão. Essa demora para avisar o que estava realmente acontecendo certamente foi a responsável por grande parte das 32 mortes naquela noite.
Depois de naufragado a Carnival Corporation, dona da Costa Cruzeiros, contratou duas das maiores empresas de resgate marítimo do mundo, a Titan Salvage e a Micoperi. A operação em escala jamais vista para colocar o navio novamente na vertical, chamada de Parbuckling, durou um ano e custou quase 800 milhões de dólares.
Depois de colocado na vertical, passou-se um ano e o navio foi erguido com a ajuda de 30 flutuadores, alguns com a altura de um prédio de 10 andares, e rebocado até o porto de Gênova, na Itália, onde ele começou a ser desmontado no ano de 2014. As milhares de toneladas de aço estão sendo usadas, inclusive, para a fabricação de carros e aproximadamente 70% do navio é reciclável. Estima-se que o custo total da operação, pagos pela Carnival, Costa e suas seguradoras, ultrapassou os 2 bilhões de dólares; foi algo tão caro que ajudou a economia da Itália a se recuperar da crise econômica que estava passando.
Estima-se que já em 2017, cinco anos depois do acidente, o navio deixará de existir por completo.

Para ver imagens de como o Costa Concordia estava no começo de 2016, clique aqui
Para ler a notícia sobre o acidente e a remoção, clique aqui e aqui

Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário