quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Costa anuncia neoRiviera e Mediterranea para 2016/2017 [Atualizado] [Atualizado]

Reservas já estão abertas 

A Costa Cruzeiros confirmou que trará novamente apenas dois navios para a próxima temporada de cruzeiros na América do Sul, porém teremos novidades.
Costa neoRiviera embarcará em Santos e no Rio
O Costa neoRiviera faz parte da "neoCollection", uma classe com navios menores, mais intimistas e antigos que a Costa reformou recentemente, formada pelos navios Costa neoRomantica, Costa neoRiviera e Costa neoClassica, fugindo dos padrões de navios imensos, super agitados e coloridos da parte mais nova da frota. O neoRiviera é um velho conhecido dos brasileiros, uma vez que ele é o antigo Grand Mistral, da Ibero Cruzeiros. 
O Costa Mediterranea ficará baseado no Rio da Prata
As viagens do navio terão duração de 3, 7 e 8 noites com embarque em Santos e no Rio de Janeiro entre 23 de dezembro de 2016 e 21 de março de 2017.
O Costa Mediterranea também já esteve no Brasil antes, porém com o mesmo nome, na temporada 2008/2009. Recentemente o navio ficou baseado em Miami realizando cruzeiros de 10 dias para o Caribe e estará de volta à América do Sul depois de sete anos. É importante dizer, porém, que o maior navio da Costa para a próxima temporada não sairá do Brasil; as viagens do Mediterranea visitarão o Brasil mas sairão dos portos de Buenos Aires e Montevideu. Uma das viagens desse navio terá duração de 15 noites e vai navegar pela região da Terra do Fogo.
Essas mudanças, apesar de não deixarem de ser novidades, representam uma redução na oferta de leitos por parte da Costa, uma vez que os dois navios que estão na região atualmente (Pacifica e Fascinosa) são consideravelmente maiores que o Mediterranea e muito maiores que o neoRiviera.
As reservas já estão abertas e todos os itinerários podem ser vistos no site www.costacruzeiros.com.br
As viagens poderão ser parceladas em 10 vezes sem juros em Reais.

[Atualizado]
A Costa Cruzeiros anunciou que substituirá o neoRiviera pelo Costa Pacifica, que passará a ter embarques em Buenos Aires e no Rio de Janeiro. Com isso o tão desejado Costa Mediterranea estará em Santos. Essa mudança da empresa aumentou consideravelmente a oferta de leitos na América do Sul e sem dúvida agradará os brasileiros.

[Atualizado]
A Costa mudou de planos novamente e terá o Costa Fascinosa com embarques em Santos e o Costa Pacifica dedicado ao mercado argentino, mas também com opção de embarque no Rio de Janeiro.

Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra
Imagens: Wikimedia

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Carnival Inspiration entra em doca seca hoje

Mais um FunShip 2.0 na frota da Carnival!

O Carnival Inspiration, um dos navios mais antigos a operar pela Carnival Cruise Line, passará a partir de hoje por uma reforma multimilionária com duração de 3 semanas para modernização e adaptação ao estilo Fun Ship 2.0 adotado pela Carnival desde 2011 em seus navios. Com isso Inspiration terá diversas novidades a bordo e ganhará fôlego para navegar por ainda mais tempo na companhia.
O Carnival Inspiration pertence à classe Fantasy, que conta com oito navios:
Carnival Ecstasy
Carnival Elation
Carnival Fantasy
Carnival Fascination
Carnival Imagination
Carnival Inspiration
Carnival Paradise
Carnival Sensation 
Todos eles têm capacidade para pouco mais de 2.000 passageiros em suas 70.3 mil toneladas de arqueação bruta. Devido à idade avançada, alguns desses navios já passaram por grandes reformas também, adicionando inclusive diversas novas varandas.
Carnival Ecstasy com novas varandas
A modernização do Carnival Inspiration começa hoje (18/01/16) e tem previsão de acabar no dia 5 de fevereiro. As novas atrações incluem:
  • Uma lanchonete junto da piscina com Burritos e Tacos;
  • O RedFrog Rum Bar, oferecendo cervejas e bebidas gelas à base de rum em um ambiente temático caribenho;
  • O famoso Guy's Burger Joint, do chefe Guy Fieri, servindo batata frita e hambúrgueres;
  • Um Tequila Bar com tema mexicano;
  • e outras opções de bares e lojas, como uma de doces, além da troca de estofados e carpetes. 
No total 14 navios da Carnival já passaram ou passarão por reformas desde 2011 para receber o tema Fun Ship 2.0, adotado primeiramente no Carnival Magic e se espalhando pela frota desde então. As características são um ambiente descontraído com diversas opções de bares e restaurantes e muita diversão o dia todo. "Nós queremos que esses espaços criem experiências memoráveis para os nossos passageiros", disse John Heald, diretor de cruzeiro da Carnival, no evento de anúncio das reformas. 

Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra
Imagens: Wikimedia

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O que aconteceu com o Costa Concordia 4 anos depois do naufrágio


No último dia 13 de janeiro o acidente com o navio de cruzeiros Costa Concordia completou quatro anos. Na sexta-feira 13 de janeiro de 2012 o navio italiano bateu em rochas submersas depois de uma manobra arriscada feita pelo comandante Francesco Schettino (condenado a 16 anos de prisão) naquela primeira noite do cruzeiro que tinha acabado de partir do porto de Civitavecchia. Com a batida, um rasgo de mais de 70 metros de comprimento se abriu no casco do navio, que estava com mais de 4 mil pessoas a bordo, fazendo com que milhões de litros de água entrassem a uma velocidade incontrolável, iniciando o fim trágico da viagem.
Da batida com as rochas até soar o alarme de emergência geral para abandonar o navio uma hora se passou, quando a embarcação já estava bastante inclinada, dificultando o processo de evacuação dos passageiros e tripulantes que já estavam embarcando nos botes por conta própria, mesmo sem as ordens do capitão. Essa demora para avisar o que estava realmente acontecendo certamente foi a responsável por grande parte das 32 mortes naquela noite.
Depois de naufragado a Carnival Corporation, dona da Costa Cruzeiros, contratou duas das maiores empresas de resgate marítimo do mundo, a Titan Salvage e a Micoperi. A operação em escala jamais vista para colocar o navio novamente na vertical, chamada de Parbuckling, durou um ano e custou quase 800 milhões de dólares.
Depois de colocado na vertical, passou-se um ano e o navio foi erguido com a ajuda de 30 flutuadores, alguns com a altura de um prédio de 10 andares, e rebocado até o porto de Gênova, na Itália, onde ele começou a ser desmontado no ano de 2014. As milhares de toneladas de aço estão sendo usadas, inclusive, para a fabricação de carros e aproximadamente 70% do navio é reciclável. Estima-se que o custo total da operação, pagos pela Carnival, Costa e suas seguradoras, ultrapassou os 2 bilhões de dólares; foi algo tão caro que ajudou a economia da Itália a se recuperar da crise econômica que estava passando.
Estima-se que já em 2017, cinco anos depois do acidente, o navio deixará de existir por completo.

Para ver imagens de como o Costa Concordia estava no começo de 2016, clique aqui
Para ler a notícia sobre o acidente e a remoção, clique aqui e aqui

Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra