MARÇO
28/03 - MSC Magnifica (★★★★/ Standard)
O último navio a atracar no Recife neste mês de março foi o italiano MSC Magnifica. O navio está realizando seu cruzeiro transatlântico até Veneza, na Itália, desde Buenos Aires, na Argentina. Essa foi a última escala dele em um porto brasileiro nesta temporada e retorna no fim do ano junto com os navios MSC Sinfonia, MSC Lirica, MSC Poesia e o MSC Splendida, estreante em mares brasileiros.
Antes de vir para a América do Sul nesta temporada, o Magnifica passou pela doca seca na Europa e foi reformado tanto por dentro quanto por fora, já que ele tinha completado quatro anos. A reforma aconteceu em Rotterdam e durou duas semanas: o navio recebeu uma pintura nova, passou por manutenção dos estabilizadores e botes salva vidas além da troca dos lemes. O vídeo do processo pode ser visto clicando aqui.
Pouco depois das 20h o navio apitou duas vezes e seguiu viagem para Tenerife.
19/03 - Bremen (★★★★+/ Premium)
Neste mês de Março a Hapag-Lloyd Kreuzfahrten fez duas escalas no porto do Recife, ou seja, 50% da sua frota escalou na cidade. O Bremen e o Hanseatic são os dois navios de expedição da companhia alemã, o que faz eles terem dimensões tão pequenas e realizarem rotas mais exóticas. A viagem atual do Bremen começou em Montevidéu no dia 04/03 e passou por Rio Grande, Ilha do Mel, Ilhabela, Parati, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Búzios, Ilhéus, Salvador e Recife, antes de chegar a Belém no dia 24/03, totalizando 22 noites.
O navio chegou no começo da manhã e partiu às 18 horas para seu porto de desembarque.
17/03 - Sovereign (★★★/ Standard)
O primeiro navio sem ser Premium ou de Luxo a escalar no Recife neste mês foi o Sovereign (ou "Soberano", como ele também é conhecido aqui no Brasil). O antigo Sovereign of the Seas (1988), da Royal Caribbean International, fez parte da classe com os maiores navios do mundo na sua época de construção e foi transferido para a Pullmantur em 2008.
A embarcação também está concluindo sua temporada brasileira e realiza sua travessia mas, antes dela, o navio concluiu cruzeiros e desembarcou passageiros no porto do Recife. As viagens foram:
Santos - Rio de Janeiro - Navegação - Salvador - Navegação - Recife (5 noites)
Rio de Janeiro - Navegação - Salvador - Navegação - Recife (4 noites)
Salvador - Navegação - Recife (2 noites)
Chegando na Europa ele vai fazer cruzeiros desde Barcelona (Espanha) e Civitavecchia (Roma, Itália) pelo Mediterrâneo.
11/03 - Regatta (★★★★/ Premium)
O Oceania Regatta fez sua escala no dia 11 aqui em Recife durante seu cruzeiro até Miami. O navio é o antigo R Two da Renaissance Cruises e está concluindo sua temporada na América do Sul. Chegando ao seu destino final, a embarcação irá realizar dois cruzeiros pelo caribe de 14 e 12 noites antes de seguir para São Francisco e Vancouver (de onde faz mais dois cruzeiros) e finalmente até Seattle, seu porto de embarque e desembarque para cruzeiros pelo Alasca. As viagens realizadas lá variam de 7 a 12 noites e custam por volta de dois mil dólares por pessoa.
Para ver todos os itinerários, basta acessar o site da Oceania Cruises ou clicar aqui.
R One: Insignia (2003), Columbus 2 (2012), Insignia (2014);
R Two: Insignia (2002), Regatta (2003);
R Three: Pacific Princess (2002);
R Four: Tahitian Princess (2002), Ocean Princess (2009);
R Five: Blue Dream (2002), Nautica (2005);
R Six: Blue Star (2003), Blue Dream (2005), Azamara Journey (2007);
R Seven: Delphin Renaissance (2003), Blue Moon (2006), Azamara Quest (2007);
R Eight: Minerva (2003), Swan Hellenic (2006), Royal Princess (2007), Adonia (2011).
06/03 - Seabourn Quest (★★★★★/ Luxury)
O segundo navio a atracar no Recife neste mês de março tem características bastante parecidas com o primeiro. O Seabourn Quest é um dos mais luxuosos navios do mundo, oferecendo uma excelente proporção de passageiros por tripulante, restaurantes de alta qualidade, decoração luxuosa e cabines espaçosas.
Neste momento o navio está realizando três viagens ao mesmo tempo:
- 40 noites de Valparaíso (Chile) até Manaus, incluindo 6 dias na Antártica;
- 19 noites de Buenos Aires (Argentina) a Manaus;
- 34 noites de Buenos Aires a Fort Lauderdale (Flórida).
Por ser um navio pequeno, ainda menor que o Europa 2, o Seabourn Quest atracou quase em frente ao terminal de passageiros, facilitando o processo de embarque e desembarque dos turistas em trânsito, algo que no momento só acontece com embarcações desse porte.
Quando os navios Costa Deliziosa, Aurora e Artania estavam atracados no Recife (19/01), o presidente do porto do Recife, Olavo de Andrade Lima, disse em entrevista que esse processo de desembarque dos passageiros será facilitado quando a licitação do terminal de passageiros feita pelo governo federal for concluída, já que será realizada uma dragagem e navios de grande porte também poderão atracar bem em frente ao local.
O Quest foi entregue em 2011, mede 198 metros de comprimento, 32.000 GT e tem capacidade para até 450 passageiros e 335 tripulantes.
03/03 - Europa 2 (★★★★★+/ Luxury)
24/02 - Azamara Journey (★★★★/ Premium)
Depois de realizar sua temporada na América do Sul o luxuoso Azamara Journey, da companhia que faz parte do grupo Royal Caribbean International, iniciou sua travessia para os Estados Unidos no dia 19/02 no Rio de Janeiro, onde pernoitou e seguiu para sua viagem de 17 noites com destino final em Miami, na Flórida.
Além do Recife, o cruzeiro tem escalas em Salvador, Belém, Guiana Francesa, Bridgetown e nas Ilhas Virgens Britânicas antes de chegar ao seu porto de desembarque, no dia 09/03.
O Azamara Journey transporta até 700 passageiros e oferece uma atmosfera semelhante à dos grandes transatlânticos da era áurea da navegação, com uma decoração bastante clássica. O preço da viagem começou em R$12.000 por pessoa e é capaz de atender às expectativas de um público mais exigente quanto a atendimento e alimentação a bordo.
Pontualmente às 13:45 o navio desamarrou, apitou três vezes e seguiu viagem.
21/02 - Prinsendam (★★★★/ Premium)
No dia 21 de fevereiro o Recife recebeu a segunda escala no mês de um navio da Holland America Line. O Prinsendam é o menor e mais antigo navio da companhia, medindo 203 metros de comprimento, 38.000 GT e capacidade para pouco mais de 800 passageiros atendidos por 470 tripulantes.
A viagem que o trouxe até aqui é um cruzeiro com duas opções de duração:
Fort Lauderdale - Fort Lauderdale com 67 noites em uma viagem de volta à América do Sul passando pelo Canal do Panamá, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru, Chile, Antártica, Argentina, Uruguai, Brasil (Incluindo o Rio Amazonas) e algumas ilhas do Caribe.
Buenos Aires - Fort Lauderdale em 30 noites seguindo o mesmo percurso até o fim da viagem completa.
Depois de permanecer atracado desde começo da manhã, o navio saiu às 18h com destino a Natal, última cidade do nordeste brasileiro antes de seguir para o rio Amazonas.
Copyright © all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra.