quinta-feira, 26 de março de 2015

Perguntas e Respostas - RG Cruzeiros #2

Mande mais perguntas para o rgcruzeiros@gmail.com ou clique aqui. As dúvidas serão respondidas e algumas selecionadas e adaptadas para o próximo  FAQ.

Como os navios são pesados?
Na verdade os navios não são pesados. Para calcular o tamanho deles é usada a unidade de medida "Arqueação Bruta", ou Gross Tonnage (GT). Para o cálculo dela é medido o volume de todas as áreas fechadas da embarcação e o valor é aplicado em duas fórmulas diferentes.
Além da GT também é usada a Tonelagem de Arqueação Bruta (Gross Register Tonnage), o que gera confusão pela semelhança dos nomes. A diferença é que neste é calculado o volume do navio e o resultado é encontrado com o peso que teria se essa área fosse preenchida com água. Diante disso não é tecnicamente certo dizer que um navio pesa 100 mil toneladas, mas é perfeitamente compreensível.

Qual seria o tamanho do Titanic comparado a navios atuais se ele ainda navegasse?
Allure e Titanic em escala
O Titanic, assim como o RSSC Mariner, pesava 46 mil toneladas
Imagem: Flickr
O tamanho dos navios, se um é maior ou menor que o outro,  é medido através da sua arqueação bruta, ou gross tonnage, como já vimos. O Titanic tinha 46 mil GT e foi o maior navio a navegar na sua época mas hoje ele não seria tão impressionante assim... Para comparação ele hoje teria o mesmo peso do Seven Seas Mariner, ou do Grand Holiday. Hoje em dia esses navios são de médio porte e mais curtos que o clássico transatlântico da White Star Line. O que aconteceu com as embarcações foi que elas ficaram mais mais altas: enquanto o Titanic possuía 9 decks, o Seven Seas Mariner, com as mesmas dimensões, possui 12. 
O atual maior navio do mundo, antes da inauguração do Harmony of the Seas, é o Allure of the  Seas. O gigante da Royal Caribbean Cruise Line é quase cinco vezes maior que o naufragado, possui o dobro de decks e é mais largo que dois Titanics lado a lado. 

Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário