terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Navio Empress está preso no porto de Itajaí (Atualizado)

O Empress, da Pullmantur, está há mais de um dia sem poder sair do porto de Itajaí (SC) por causa de um protesto de pescadores que não aceitam a proibição da pesca de várias espécies ameaçadas de extinção, algumas com alto valor comercial.
Aproximadamente 2.300 pessoas, entre passageiros e tripulantes, estão impedidas de descer do navio pela alfândega porque o processo de embarque já foi concluído. Diante disso todos permanecem a bordo com toda a estrutura do navio funcionando normalmente mas a escala em Montevideu foi cancelada, já que ele deveria estar atracado lá hoje e ainda não há previsão de quando poderá sair.
O governo tentou negociar a liberação apenas do Empress para ele poder seguir viagem, mas os pescadores negaram e continuam a fechar a saída e cercar o navio, com quase 200 embarcações, até ser revogada a nova portaria do Meio Ambiente em Brasília.
Segundo passageiros a bordo, o clima era tranquilo até ontem (segunda-feira), mas hoje já há uma inquietação e alguns passageiros querem desistir da viagem e desembarcar, mas a alfândega no porto não permite isso.
Por uma determinação judicial o sindicato dos Pescadores e dos Armadores será multado em R$50.000 por dia que a passagem não for liberada. Além do Empress outros navios de carga também estão esperando para entrar ou sair do porto (o segundo mair do Brasil em movimento de contêineres), trazendo grandes prejuízos para a economia.

Atualizado

Depois de mais de 24 horas de bloqueio, o acesso ao porto foi liberado pelos pescadores. Representantes estavam reunidos hoje à tarde para tentar resolver a situação e chegaram a um acordo depois que uma carta do governo federal chegou dizendo que vai incluir os pescadores regionais no debate relacionado a essas restrições. Antes disso eles não haviam sido consultados, o que gerou a insatisfação.

Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário