quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Cruzeiros no Caribe e Furacões: Tudo o que você precisa saber ‹ P&R #3 ›

Nos últimos dias vocês mandaram diversas mensagens pelo Direct, no Instagram, com perguntas sobre o terrível Furacão Irma, que devastou muitas ilhas do Caribe Leste e chegou até a Flórida.
Apesar de ser insignificante quando comparado às perdas materiais e de vida que milhões de pessoas enfrentaram, os furacões também afetam os diversos cruzeiros que circulam o ano todo por lá. Nesta terceira edição do Perguntas e Respostas eu vou esclarecer o que acontece em relação aos navios em uma situação dessa.

No mês em que eu vou viajar pode ter furacões no Caribe?

Furacão Irma. Créditos: NOAA/CIRA
A temporada de furacões no mar do Caribe vai, todos os anos, de Junho a Novembro. É raríssimo ocorrer a formação de um fora desses meses. Isso acontece porque a água do oceano está mais quente por lá nessa época do ano, o que alimenta os furacões. Eles sempre se formam em cima do mar, ganham força ao encontrarem águas com temperaturas mais elevadas e perdem força ao chegar em terra.
O problema das ilhas no Caribe é que muitas delas são pequenas e estão no meio do oceano, então os furacões praticamente não perdem força enquanto passam por elas. O Irma destruiu ilhas, como a de St. Maarten, ao passar por elas classificado como categoria cinco, a mais forte da escala, com ventos que chegaram aos 300km/h.
Esse é mais um motivo para sempre ter um bom seguro de viagem. Nessa situação é possível receber reembolso das passagens e do hotel que você tiver reservado. Como no dia 30 de agosto foi divulgado que a Irma, ainda classificada como uma tempestade tropical, deveria se transformar em um furacão nos dias seguintes, só os seguros contratados antes dessa data tiveram validade para esse tipo de ressarcimento. Quem paga por um seguro após o furacão já ser conhecido não tem cobertura, já que eles cobrem apenas imprevistos.

O navio pode ser atingido e afundar durante um furacão?

Quanto a isso, não tenha medo de reservar um cruzeiro nesse período de furacões. A rota e força deles são calculadas a todo momento, as pessoas são avisadas com dias de antecedência e os navios simplesmente mudam as suas rotas para um local seguro. Quem está em um hotel, por sua vez, fica ou preso nele ou tem que evacuar o local se uma ordem for dada pelo governo. E isso aconteceu com o Irma: o governador da Flórida mandou todas as pessoas que estavam no sul deixarem as suas casas e procurarem um lugar seguro mais ao norte. Inclusive muitos turistas daqui do Brasil que estavam lá ficaram sem saber para onde ir, então outros brasileiros que moram por perto, em especial na Georgia, ofereceram abrigo em suas casas depois de ser criado um grupo em uma rede social.
Mas lembre que o Irma foi um furacão fora dos padrões, um dos mais fortes da história. O normal é que as pessoas só fiquem em casa aguardando a passagem deles e que os estragos sejam pequenos pelas cidades. Então é, sim, seguro viajar de navio nesses meses e os preços são mais baixos que na alta temporada de cruzeiros.

O que acontece se eu tiver um cruzeiro reservado no Caribe e um furacão chegar lá?

Primeiro é preciso ver se a sua viagem é pelo South, Eastern ou Western Caribbean - Caribe Sul, Caribe Ocidental (Oeste) ou Oriental (Leste), respectivamente - e saber por onde o furacão irá passar. O Caribe que mais recebe furacões é o Leste, porque eles normalmente se formam como tempestades tropicais próximas à costa africana, atravessam o Oceano Atlântico ganhando força e, devido ao encontro de correntes de ar com sentidos contrários, passam a ser um furacão. Um cruzeiro no Caribe Sul, por exemplo, não é afetado por furacões com a rota do Irma porque ele não embarca na Flórida e os itinerários, principalmente os no sudoeste, ficam fora da área atingida.

Por causa do Irma, as companhias de cruzeiro alteraram ou cancelaram todas as viagens que estavam marcadas para o Caribe Leste. Quando o cruzeiro é cancelado as empresas reembolsam todo o valor pago pela viagem e oferecem um desconto de 25% em um futuro cruzeiro com a mesma companhia que venha a ser reservado dentro de um mês ou um ano, dependendo da empresa. Para aqueles que já estavam a bordo, os navios voltaram mais cedo para os seus portos de desembarque e foram dadas, pelas companhias que desembarcam em Miami e Fort Lauderdale, duas opções aos passageiros:
1) Quem quisesse desembarcar no porto poderia descer e receberia um reembolso equivalente aos dias restantes da viagem que precisaram ser cancelados. Também foi oferecido o desconto para um cruzeiro futuro;
2) Aqueles que não tivessem um lugar para ir ou preferissem continuar no navio poderiam ficar a bordo sem pagar a mais por isso. Como os portos de Tampa, Miami, Fort Lauderdale e o Port Canaveral (próximo a Orlando) precisariam ser fechados, os navios partiram para o Caribe Oeste, uma área segura por estar fora da rota do furacão. O que aconteceu foi que algumas viagens de uma semana, por exemplo, tiveram menos dias para alguns e duraram até dez dias para outros. Algumas companhias também ofereceram o desconto de 25% em uma próxima viagem para esses passageiros.

Quanto tempo depois do furacão os navios podem voltar a fazer os cruzeiros normalmente?

Isso depende da intensidade do furacão e de como ele afetou cada ilha.
St. Maarten, St. Thomas, Tortola e Key West foram tão destruídos que os portos estão fechados por tempo indeterminado.
A Norwegian cancelou todos os cruzeiros para o Caribe Leste que estavam marcados até Novembro; todos os passageiros estão sendo comunicados que as viagens serão alteradas para o Caribe Ocidental.
Segundo as últimas notícias, a Royal Caribbean deve continuar operando na região porém substituindo as ilhas que estão impossibilitadas de receber navios. St. Kitts e St. Croix são duas opções.
Outro fator que também vai atrasar a volta de alguns navios foi que a Norwegian e a Royal Caribbean mandaram alguns de seus navios para resgatar turistas ilhados nos locais mais afetados do Caribe e também levaram alimentos, água e gelo para os moradores locais.

Lembrando mais uma vez: o Irma foi um furacão com uma força fora do normal.

Copyrigh© RG Cruzeiros. All rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra

2 comentários:

  1. Boa tarde Rodrigo. Na questão do seguro viagem na verdade os passageiros só receberiam o reembolso do navio se a companhia de cruzeiros decidisse devolver o dinheiro? E como que eu vou saber quando tem uma tempestade que pode se transformar em um furacão para não solicitar o seguro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Quando um cruzeiro precisa ser cancelado as companhias sempre reembolsam os passageiros, nem se preocupe.
      Faça o seguro viagem com o máximo de antecedência, se deixar para fazer de última hora os imprevistos que o seguro cobriria podem não ser mais imprevistos.
      Boa viagem!

      Excluir