terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Navios no porto do Recife em dezembro de 2015!

28/12/15 - Crystal Symphony (★/ Luxury-Premium)

O último  navio a passar pelo porto do Recife neste ano foi o Crystal Symphony. O pequeno e luxuoso navio da Crystal Cruises tem atualmente dois irmãos na frota da companhia, o Crystal Serenity e o novo Crystal Espirit, parte da nova Crystal Yacht Cruises. Além desses navios a empresa irá em breve receber novas embarcações de grande porte e vai operar pela primeira vez cruzeiros aéreos, com um Boeing 787 Dreamliner que estreará em 2017 na Crystal Luxury Air. Não satisfeita a companhia anunciou também ano passado que irá começar sua própria linha de cruzeiros fluviais, a Crystal River Cruises, no mesmo ano do seu avião. Para saber mais clique aqui.
 O Symphony está realizando atualmente um cruzeiro com embarque em Miami (no dia 12 de dezembro) ou em San Juan, Porto Rico (no dia 19). A viagem passou por 6 ilhas do Caribe e continuou pela Guiana Francesa antes de chegar a Fortaleza. Em território brasileiro o navio seguiu para Recife e Salvador (onde está hoje); depois de lá ele vai para o Rio de Janeiro, onde alguns passageiros desembarcam. Quem pagou pela viagem completa ainda visitará Ilha Grande, Ilhabela, Santos, Itajaí, Punta del Este e, finalmente, Buenos Aires, o Destino final do cruzeiro.
O navio pesa 51 mil toneladas, transporta 960 passageiros em ocupação dupla e 545 tripulantes e tem uma proporção de 1.7 passageiros por tripulante, uma relação respeitosa no mercado de cruzeiros, e 53.1 toneladas por passageiro, garantindo muito espaço a bordo.

26/12/15 - Regent Seven Seas Mariner (★+/ Luxury-Premium)

O Seven Seas Mariner, da Regent Seven Seas Cruises, ficou atracado no porto do Recife das 09h às 16h45. O navio registrado em Nassau pesa 46 mil toneladas de arqueação bruta e transporta 700 passageiros e 445 tripulantes. A viagem dele começou em Cape Town, na África do Sul, e atravessou o oceano Atlântico até o Rio de Janeiro. Lá o navio embarcou mais passageiros que também estão seguindo no cruzeiro até o Rio Amazonas, algumas ilhas do Caribe e, por fim, Miami, na Flórida. Quem quiser continuar além desse cruzeiro de 35 noites e não desembarcar nos EUA, a viagem ainda atravessa o canal do Panamá e termina em Lima, no Peru.

11/12/15 - Costa Pacifica (★+/ Standard)
O Costa Pacifica, irmão quase-gêmeo do Costa Fascinosa, chegou ontem ao Recife completando a oferta de navios da Costa para esta temporada sul-americana. Algumas diferenças externas visíveis em relação ao irmão mais novo é a piscina fechada na parte de trás do navio, que deu lugar a um deck aberto no Fascinosa, e a ausência da área de crianças na frente da chaminé com uma parede de vidro para proteger a área do vento.
O Pacifica, diferente do Fascinosa, vai ter sua  temporada dedicada ao mercado brasileiro, com partidas desde o porto de Santos. As viagens de três noites passarão por Ilhabela e Portobelo; as de 6 noites por Rio, Salvador e Ilhabela; as de 7 noites passarão também por Ilhéus; e outra opção das viagens de 7 ou 8 noites é ir até o Uruguai e a Argentina.
Depois da sua escala no Recife o navio seguiu às 20h para Maceió. O que faltou foi o comandante saudar a cidade com apitos na saída do porto. 
"Navios que não apitam não se despedem."
                               - Laire Giraud, 2009 (Portogente)

07/12/15 - Costa Fascinosa (★+/ Standard)

O gigante italiano Costa Fascinosa, um dos mais novos navios da Costa Cruzeiros, também completou sua travessia atlântica no porto do Recife substituindo o Costa Mediterranea, que estava previsto para navegar pelos mares brasileiros. Vindo de Tenerife, o cruzeiro de 290 metros de comprimento e 114.500 toneladas chegou por volta das 7h da manhã e permaneceu até as 19h de um dia ensolarado, perfeito para os mais de 3000 turistas explorarem a cidade.
A viagem do Fascinosa teve Savona e Barcelona como opções de embarque e Rio de Janeiro, Montevideo (Uruguai) ou Buenos Aires (Argentina) como opções de desembarque. Durante a sua temporada na América do Sul o Fascinosa vai ter Buenos Aires como seu porto-base e o Rio de Janeiro como opção de embarque nos cruzeiros mais longos, de 8 ou 9 noites. Os mini-cruzeiros, de quatro dias, só passarão por Punta del Este e Montevideo, ambos no Uruguai.

01/12/15 - Rhapsody of the Seas (★+/ Standard)
Dando continuidade à temporada de cruzeiros no Recife, o mês de dezembro já começou com um navio estreante no seu primeiro dia.
O Rhapsody of the Seas nunca esteve em território brasileiro antes e veio substituir seu irmão mais velho, o Splendour of the Seas. O navio da classe Vision da Royal Caribbean mede 279 metros de comprimento e 32.2 de largura, pesando 78 mil toneladas de arqueação bruta.
O fato de a Royal Caribbean trazer um navio estreante para o Brasil pode parecer bastante animador, mas na verdade o Rhapsody está substituindo o Splendour, que em breve será transferido para a Thomson Cruises, apenas nesta temporada, já que devido ao altíssimo custo de operação no Brasil e à infraestrutura ruim na maioria dos portos brasileiros, a Royal anunciou que essa será a última vez que vai operar no país. Vale lembrar que desde a primeira vez que trouxe o fiel Splendour ao Brasil, no começo dos anos 2000, a companhia vem reclamando dos mesmos problemas, mas o governo não deu a atenção devida a um setor tão lucrativo para a economia como um todo.
Depois de passar o dia atracado no Recife, o Rhapsody seguiu com um longo apito, às 18h, para o porto do Rio de Janeiro. As viagens dele na América do Sul vão ter entre três e 14 noites, com os novos itinerários entre o Brasil e o Chile.

Copyrigh© all rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra.

2 comentários:

  1. Dá pra embarcar em algum desses navios aqui no Recife e ir para a Europa? Vi vários navios que passam por aqui na travessia mas não consigo selecionar embarque aqui!
    Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Várias pessoas já me perguntaram a mesma coisa, Paulo. Infelizmente não... A nossa região ainda não teve seu potencial reconhecido. Nessa temporada nem os navios da Pullmantur que permitiam embarcar no Recife nas suas travessias vão passar por aqui. Cruzeiros para Fernando de Noronha são muito complicados de acontecer e os que saíam daqui para Cabedelo, Maceió, Natal e Fortaleza se foram com o MSC Melody :(

      Excluir