Luxo, tripulantes preparados para prever as vontades dos hóspedes, inúmeras opções de entretenimento e milhares de passageiros de todas as idades a bordo. Isso é tudo o que você não encontra em uma viagem em um navio de carga. Aliás, você sabia que é possível viajar como passageiro em um navio porta-container?
Imagem: CMA CGM |
Esse talvez seja o mais exótico tipo de cruzeiro. É até difícil dizer se é possível chamar isso de cruzeiro. O navio serve apenas como meio de transporte, você desembarca junto com milhares de containers nos locais de escala e as rotas são bastante diferentes das que somos acostumados - quase sempre não inclui a volta. Seria um transatlântico? Bom, é um "cruzeiro em navios de carga".
RMS Santa Helena |
Algo que atrai os viajantes a navegarem acompanhados de containers é a possibilidade de reservar uma viagem até um porto, passar dias ou até semanas nessa cidade e reservar a viagem de outro navio partindo dali para o próximo destino. Mas para isso é preciso comprar com muita antecedência, já que as cabines esgotam rapidamente. Alguns navios oferecem rotas regulares, incluindo os trechos de ida e de volta, como Ásia - Mediterrâneo, EUA - Ásia, Europa - EUA - Austrália, Europa - Guiana - Brasil, Canadá - Ásia, Le Havre - Caribe, Ásia - Mar Adriático e Mediterrâneo - EUA. As rotas dos cargueiros não regulares podem muitas vezes serem mudadas e os horários são muito flexíveis. Sabe aquela plaquinha "todos a bordo às x horas" durante os cruzeiros? Em um navio de carga não dá para determinar uma hora exata assim; a partida vai acontecer só quando as cargas tiverem sido embarcadas ou desembarcadas, o que varia muito de porto para porto, dia para dia e dependendo da quantidade de carga em trânsito.
Img: marcopolocruises.net |
Img: marcopolocruises.net |
Como boa parte do tempo os passageiros terminam passando nas suas cabines, elas são bem maiores que as oferecidas pelos navios de cruzeiro intermediários. As áreas públicas são compartilhadas pelos tripulantes e passageiros e alguns navios oferecem academia, biblioteca e até uma pequena piscina. É uma boa oportunidade para os amantes da navegação viverem durante até meses um pouco do que é a vida dos marinheiros, inclusive diretamente da ponte de comando e da sala de máquinas.
Durante a viagem são inclusas três refeições por dia. Elas são preparadas por um chef a bordo e também são servidas para os tripulantes e passageiros juntos. Como há garçons e camareiros é preciso, assim como nos navios de cruzeiros, pagar uma gorjeta para eles. Mas o valor aqui é bem menor.
Os preços da viagem - na faixa de 100 dólares por dia - não são muito inferiores aos praticados pelas companhias de cruzeiros, mas a experiência de viajar ao redor do mundo dessa forma é única. Claramente esse é um tipo de viagem voltado para os viajantes mais experientes, mas é preciso prestar atenção na idade. As companhias costumam não permitir idosos acima dos 80 anos e nem crianças muito pequenas porque em quase todos os navios não há hospital, podendo ser exigidos exames médicos que comprovem a boa saúde de quem pretende embarcar. Também não são permitidas gestantes a bordo.
Você não vai conseguir reservar uma viagem dessa indo em uma agência de viagens qualquer, é preciso procurar um agente especializado em cruzeiros em navios de carga ou reservar pelo site da própria companhia. Só para citar o nome de algumas delas: Bank Line, CMA CGM, Hamburg-Süd, Mediterranean Shipping Company (MSC) e St. Helena Line.
Quem já viajou em um navio de carga como passageiro conta que se você tiver tempo disponível e gostar de aventuras, vale cada centavo. Ver o nascer e pôr do sol no meio do mar e deitar no deck superior para observar as constelações no meio do silêncio e da escuridão das noites já pagam a viagem. As pessoas que você conhece e as histórias que escuta e vive fazem com que uma viagem de 40 dias entre os EUA e a Austrália seja uma experiência extremamente enriquecedora, suficiente para escrever um livro.
A outra opção é passar quase um dia sentado em um avião.
Os preços da viagem - na faixa de 100 dólares por dia - não são muito inferiores aos praticados pelas companhias de cruzeiros, mas a experiência de viajar ao redor do mundo dessa forma é única. Claramente esse é um tipo de viagem voltado para os viajantes mais experientes, mas é preciso prestar atenção na idade. As companhias costumam não permitir idosos acima dos 80 anos e nem crianças muito pequenas porque em quase todos os navios não há hospital, podendo ser exigidos exames médicos que comprovem a boa saúde de quem pretende embarcar. Também não são permitidas gestantes a bordo.
Você não vai conseguir reservar uma viagem dessa indo em uma agência de viagens qualquer, é preciso procurar um agente especializado em cruzeiros em navios de carga ou reservar pelo site da própria companhia. Só para citar o nome de algumas delas: Bank Line, CMA CGM, Hamburg-Süd, Mediterranean Shipping Company (MSC) e St. Helena Line.
Quem já viajou em um navio de carga como passageiro conta que se você tiver tempo disponível e gostar de aventuras, vale cada centavo. Ver o nascer e pôr do sol no meio do mar e deitar no deck superior para observar as constelações no meio do silêncio e da escuridão das noites já pagam a viagem. As pessoas que você conhece e as histórias que escuta e vive fazem com que uma viagem de 40 dias entre os EUA e a Austrália seja uma experiência extremamente enriquecedora, suficiente para escrever um livro.
A outra opção é passar quase um dia sentado em um avião.
Copyright © RG Cruzeiros. All rights reserved. Imagens e Textos com direitos reservados. Rodrigo Guerra
Onde encontro uma agência ou um agente que trabalhe com cruzeiros em cargueiros?
ResponderExcluirOlá!
ExcluirNesse caso, diferente dos cruzeiros, a indicação é que reserve direto com a empresa para garantir os melhores preços. E eu não sei te dizer quais agências aqui no Brasil vendem :(
Boa viagem!